Quando falamos sobre a saúde da mulher pensamos logo nas consultas ginecológicas, que previnem e diagnosticam alterações como câncer de mama, endometriose, síndrome de ovário policístico e câncer no útero, por exemplo. Mas você sabia que também existe câncer na vagina? Para falar sobre esse tumor ginecológico pouco conhecido, convidamos a Dra. Tarnara Valeriano Campostrini Machado, oncologista do Hospital São Lucas Copacabana.
O que é câncer de vagina?
O câncer na vagina é um tipo raro de neoplasia e pode se manifestar como tumores originados nos próprios tecidos da vagina, como o carcinoma escamoso, que é o mais comum e está relacionado à infecção pelo Papilomavírus humano (HPV); e o adenocarcinoma, o melanoma e o sarcoma, tipos mais raros de tumor não relacionados ao HPV. A vagina também pode ser prejudicada por lesões que têm origem em outros locais, como o colo de útero. Nesse caso, recebem o nome de lesões metastáticas.
O que pode causar câncer de vagina?
O papilomavírus humano (HPV), transmitido pelo contato sexual, é a principal causa dos cânceres de colo do útero, vulva e vagina. Ele pode causar alterações genéticas nas células da região de forma que elas se tornem células cancerígenas. Outros fatores de risco para o câncer na vagina são:
- Tabagismo;
- Idade superior a 60 anos;
- Infecção pelo HIV;
- Múltiplos parceiros sexuais.
Prevenção
Prevenir o câncer na vagina é relativamente simples. Segundo a Dra. Tarnara, formas eficazes de prevenção incluem a vacinação contra o HPV, evitar o tabagismo e estar em dia com os exames ginecológicos, incluindo o Papanicolau.
Quais são os sintomas de câncer de vagina?
Os sintomas de câncer na vagina são variáveis e podem se manifestar das seguintes formas:
- Sangramento vaginal diferente do fluxo menstrual habitual;
- Corrimento anormal e de odor desagradável;
- Dor durante a relação sexual;
- Desconforto ao urinar;
- Presença de feridas ou verrugas na região genital;
- Dor na região pélvica.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito a partir de um exame físico realizado pelo ginecologista durante a consulta. Na presença de alguma alteração ou lesão, pode ser necessário realizar uma biópsia para obter o diagnóstico definitivo da presença e do tipo de câncer.
A Dra. Tarnara explica que quando o diagnóstico é positivo para câncer, o profissional pode solicitar exames de imagem – como ultrassonografia, tomografia e ressonância – capazes de determinar o estadiamento da doença, ou seja, verificar se a neoplasia está localizada ou se há metástase para outros órgãos. São quatro as fases do câncer de vagina:
- Estadio I: o câncer está restrito à vagina, não atinge outras estruturas;
- Estadio II: a neoplasia avançou para tecidos nas proximidades da vagina, mas não chegou na parede pélvica;
- Estadio III: o tumor chegou à parede da pelve ou acometeu linfonodos (gânglios linfáticos);
- Estadio IV: as células cancerígenas atingiram o reto ou a bexiga (estadio IVA) ou alcançaram órgãos distantes (estadio IVB).
É importante avaliar o estadiamento, pois os tratamentos variam de acordo com a extensão da enfermidade.
Tratamento
A anatomia da região dificulta um pouco o tratamento, pois o médico tem a missão de preservar bexiga, intestino e função sexual da paciente. Ainda assim, o câncer de vagina pode ter cura e quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de sucesso e garantia da qualidade de vida da paciente.
Oncologia: atendimento ambulatorial com conforto e segurança no coração do Rio de Janeiro
A Oncologia do Centro Médico da Gávea foi pensada para proporcionar um lugar que reúna todos os serviços necessários para a linha de cuidado do paciente oncológico. Localizado no quinto andar do Shopping da Gávea, o espaço oferece consultas, exames e serviços dedicados ao diagnóstico e tratamento de diversos tipos de câncer, de forma prática e segura.
O paciente é acompanhado por uma equipe multidisciplinar especializada, com oncologistas, hematologistas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, desde a sua primeira consulta. O foco está no atendimento humanizado, que coloca o paciente no centro da linha de cuidado e prioriza suas necessidades e expectativas em todos os estágios de diagnóstico, tratamento e reabilitação.
O Centro de Infusão, localizado no mesmo andar, dá suporte ao paciente que precisa de aplicação de medicamentos por via subcutânea, intravenosa e intramuscular. Com boxes individuais e espaço para acompanhantes, o local oferece um ambiente tranquilo durante o tratamento. O atendimento é conduzido de forma personalizada, de acordo com as necessidades de cada paciente.
O espaço está localizado no Centro Médico (quinto andar) do Shopping da Gávea, zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Para marcar uma consulta ou saber mais sobre a Oncologia do Centro Médico do Hospital São Lucas, no Shopping da Gávea, consulte nossos canais de atendimento.
Agendar consulta