Cifose é o termo utilizado para descrever a curvatura natural da coluna vertebral. No entanto, quando ela se torna mais acentuada, pode se transformar em um problema de saúde que afeta a postura e pode provocar dor nas costas. Continue a leitura para entender o que causa essa condição e quais a formas de correção.
O que é a Cifose?
Cifose é o nome dado à curvatura natural (ou fisiológica) da coluna vertebral. Esta, por sua vez, não é inteiramente reta, já que as curvaturas (presentes em outras partes de sua extensão) ajudam a distribuir o peso do corpo e dão flexibilidade na hora de nos movimentarmos.
Em situações normais, a cifose torácica é considerada normal quando tem entre 20 e 45 graus.
O que é a Hipercifose?
Hipercifose é o termo usado para descrever uma cifose acentuada, além do considerado normal, ou seja, com uma curvatura acima dos 60 graus. Isso pode levar a problemas de postura, desconforto e até mesmo dor nas costas.
Tipos de Cifose
A cifose é melhor observada quando vemos uma pessoa de lado. Quando isso ocorre, podemos notar quatro curvaturas nas costas:
Cifose Torácica
É a cifose mais conhecida, a curvatura que fica na parte superior das costas.
Cifose Cervical
A cifose cervical é a curvatura anormal da coluna vertebral na altura do pescoço, que pode ser causada por fraturas ou doenças degenerativas, entre outras causas.
Cifose Dorsal
A cifose dorsal é o mesmo que cifose torácica e descreve a curvatura natural presente na parte superior da coluna.
Cifose Lombar
A cifose lombar é caracterizada por uma inversão anormal na curvatura natural da região lombar, a chamada lordose (em que a curva da coluna é direcionada para dentro).
Doença de Scheuermann
A doença de Scheuermann é um tipo específico de cifose que geralmente se desenvolve durante a adolescência e com maior frequência entre meninos. Caracteriza-se por um aumento anormal na curvatura da coluna vertebral, especialmente na região torácica, provocando dor e, principalmente, desconforto estético -- já que cria-se o que é conhecido popularmente como “corcunda”.
Fatores que podem alterar a curvatura da cifose
Vários fatores podem contribuir para o desenvolvimento da hipercifose, incluindo:
- Má postura;
- Envelhecimento;
- Lesões traumáticas;
- Osteoporose;
- Escoliose;
- Doenças musculares;
- Fatores genéticos;
- Anomalias congênitas da coluna vertebral.
Outros tipos de desvios na coluna
Além da cifose, existem outros dois tipos de desvios na coluna:
Lordose: curvatura localizada na região lombar ou cervical e que é voltada para dentro;
**Escoliose: **como é chamado o desvio lateral da coluna, quando ele ocorre.
Diagnóstico de curvatura excessiva da cifose
O diagnóstico da cifose geralmente envolve a realização de exames físicos, análise detalhada do histórico médico e avaliação de exames de imagem, como radiografias ou ressonância magnética, para avaliar a gravidade da curvatura e determinar a causa subjacente.
Tratamentos para a Hipercifose
O tratamento para hipercifose pode variar dependendo da gravidade e da causa subjacente. Pode incluir mudança de postura, fisioterapia e sessões de RPG, exercícios de alongamento, uso de coletes ortopédicos e medicamentos para alívio da dor. Em casos graves, quando a curvatura se encontra acima dos 80 graus, ela pode causar alterações neurológicas importantes e, por isso, é necessário a realização de cirurgia para corrigir a coluna vertebral.
Agendar Consulta