Logo

Nutrição

2 minutos de leitura

Cinco alimentos que agem como remedio no organismo

Aliviar dor de cabeça e melhorar doenças cardíacas são alguns benefícios
JM
Dr. João Merheb - Nutrólogo - MédicoAtualizado em 17/01/2024
cinco-alimentos-que-agem-como-remedio-no-organismo

​Nada como uma alimentação saudável para deixar o corpo repleto de benefícios, e não estamos falando apenas da parte estética. Alguns legumes, frutas, verduras e folhas, os chamados superfoods, podem fazer muito bem para o organismo, aliviando dores de cabeça, baixando a pressão arterial e melhorando e ajudando a regeneração das células do cérebro, por exemplo. A seguir, confira cinco alimentos que curam e ajudam a combater doenças.

Açafrão

Usado principalmente para temperar carnes, o açafrão funciona como antidepressivo e é um grande aliado do cérebro, já que auxilia na regeneração de suas células. Consequentemente, ele retarda os efeitos do Alzheimer e colabora muito para um corpo saudável.

Batata-doce

Segundo o dr. João Merheb, nutrólogo do Hospital São Lucas Copacabana, além de seu sabor muito agradável, a batata-doce é bem-vinda no prato por causa de sua grande quantidade de vitamina A e betacaroteno, que fortalecem o sistema imunológico.

Beterraba

Além de deixar as refeições coloridas, a beterraba é amiga do coração e tem grande potencial de nutrição. Isso acontece porque a raiz tem grande quantidade de betacianina, um antioxidante que protege as paredes das artérias e ajuda a controlar a pressão arterial.

Chá verde

O consumo frequente de chá verde pode ser benéfico para quem sofre de dor de cabeça, já que se trata de um analgésico natural. Além disso, também é bom para o intestino.

“Esse chá ajuda na movimentação intestinal e beneficia quem está se sentindo inchado ou constipado”, afirma o dr. Merheb.

Gengibre

São vários os benefícios do gengibre. Sua ação antibactericida ajuda o sistema imunológico e sua característica termogênica acelera o metabolismo. O gengibre também auxilia a digestão.​

Agendar Consulta

Escrito por
JM

Dr. João Merheb

Nutrólogo | Médico
Escrito por
JM

Dr. João Merheb

Nutrólogo | Médico