Logo

Saúde

2 minutos de leitura

Conheça atividades que ajudam a prevenir o esgotamento mental

Estilo de vida mais saudável e sociável é fundamental para cuidar da mente
CR
Dr. Christian Roderjan - Clínico - MédicoAtualizado em 21/12/2023
Conheça atividades que ajudam a prevenir o esgotamento mental

Você já ouviu falar em esgotamento mental? Essa sensação, muito presente em quem tem uma rotina corrida no trabalho ou que sofre com algum transtorno psicológico, como ansiedade e a síndrome de burnout, pode ser uma verdadeira vilã na busca por uma vida mais saudável e ativa.

Segundo o dr. Christian Roderjan, coordenador médico das UTIs clínicas do Hospital São Lucas Copacabana, o esgotamento mental pode impactar tanto o emocional quanto o físico de uma pessoa. Como consequência, afeta a criatividade e causa dificuldade de concentração, estresse e até mesmo bloqueio de memória, o que pode prejudicar o rendimento no ambiente de trabalho e também a interação com amigos e família. Em 1993, McEwen e Stellar descreveram “o desgaste do corpo” que se acumula à medida que um indivíduo é exposto a estresse repetido ou crônico, como allostatic load (carga alostática). Para reduzir e gerenciar a alta carga alostática, é necessário prestar atenção a fatores estruturais e comportamentais, sendo os fatores estruturais o ambiente social e o acesso aos serviços de saúde e os comportamentais, o binômio dieta e saúde física.

“O corpo sofre com o esgotamento mental, e a sensação de cansaço é constante. O sistema imunológico também fica fragilizado, assim como a qualidade do sono. O grande problema do esgotamento mental é que a maioria dos pacientes não sabe que está sofrendo disso e, consequentemente, não busca tratamento. Investir em um estilo de vida mais saudável e dinâmico ajuda a prevenir e quebrar esse ciclo vicioso”, explica o médico.

Para começar, o dr. Christian indica que a pessoa encontre um hobby que lhe traga felicidade e ajude na busca do equilíbrio. Pode ser leitura, dança, um esporte ou caminhadas pelo bairro, o importante é que a prática diminua os níveis de ansiedade e promova relaxamento. Muitos estudos mostram que praticar meditação transcendental durante 20 minutos duas vezes ao dia é extremamente eficaz.

Investir em um sono com qualidade também ajuda a restaurar a mente para o dia seguinte, por isso, é importante evitar dormir poucas horas ou ficar com aparelhos eletrônicos ligados ao redor. Uma vida saudável, cuja alimentação priorize produtos naturais no lugar de fast-foods, biscoitos e pratos industrializados, também fortalece o organismo e traz mais disposição ao paciente, prevenindo o esgotamento mental.

Caso haja alguma dificuldade em lidar com a alta carga alostática da vida moderna, o dr. Christian ainda sugere evitar a automedicação e procurar o apoio de um psicólogo para dar o suporte necessário.

Escrito por
CR

Dr. Christian Roderjan

Clínico | Médico
Escrito por
CR

Dr. Christian Roderjan

Clínico | Médico