Logo

Oncologia

3 minutos de leitura

Metástase no fígado: saiba quais são as causas e os possíveis tratamentos

Tumores malignos na mama, na próstata e no pulmão podem atingir o fígado, em um processo chamado metástase
JO
Dra. Juliana Ominelli - Oncologista - MédicaAtualizado em 12/01/2024
Metástase no fígado: saiba quais são as causas e os possíveis tratamentos

Você sabia que o fígado é o segundo maior órgão do corpo humano, ficando atrás apenas da pele? Ele pesa cerca de 1,5 kg e se divide em duas partes, que recebem o nome de lobos. Ele tem funções fundamentais, como produção da bile, substância que ajuda na dissolução de gorduras; armazenamento da glicose que consumimos e filtragem de microrganismos.

No texto de hoje, a Dra. Juliana Ominelli, oncologista do Hospital São Lucas Copacabana, fala sobre uma grave alteração que influencia o funcionamento hepático, a metástase de fígado.

O que é metástase do câncer?

A metástase ocorre quando células do câncer se separam do tumor de origem e atingem outros órgãos. Pode acontecer já durante o diagnóstico de câncer ou após o início do tratamento.

“Alguns tumores têm maior tendência de evoluir para metástase do que outros, mas, certamente, quanto mais cedo a doença for detectada, menor o risco", explica a especialista.

Qual é a diferença entre metástase e recidiva?

A recidiva é quando o câncer volta após um tratamento radical que busca curar a doença. Pode ocorrer no local do tumor inicial ou a distância. Se o tumor volta em outros órgãos ou se espalha para outras estruturas, recebe o nome de metástase.

Como ocorre a metástase no fígado?

Ainda de acordo com a oncologista, a metástase no fígado ocorre quando o câncer se espalha e vai para essa região.

Metástase no fígado tem cura?

Apesar de não haver cura para a metástase no fígado, é possível tratá-la visando a seu controle. Segundo a médica, isso vai depender do número de metástases, da localização no fígado e do tipo de câncer.

“Entre as medidas terapêuticas disponíveis, temos a possibilidade de fazer cirurgia e/ou usar a radiologia intervencionista, quimioterapia, imunoterapia e terapia-alvo. Para definição do melhor tratamento, cada caso deve ser discutido individualmente pela equipe multidisciplinar."

Quando o transplante de fígado é indicado?

O transplante de fígado pode ser indicado para quadros bastante específicos. “Consideramos essa abordagem quando a doença metastática está apenas no fígado, foi controlada por meio de quimioterapia e a ressecção cirúrgica não é possível", explica a Dra. Juliana.

Oncologia: atendimento ambulatorial com conforto e segurança no coração do Rio de Janeiro

A Oncologia do Centro Médico São Lucas, na Gávea, foi pensada para reunir todos os serviços necessários para a linha de cuidado do paciente oncológico. Localizado no quinto andar do Shopping da Gávea, o espaço oferece consultas, exames e serviços dedicados ao diagnóstico e tratamento de diversos tipos de câncer de forma prática e segura.

O paciente é acompanhado por uma equipe multidisciplinar especializada, composta por oncologistas, hematologistas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, desde a primeira consulta. O foco está no atendimento humanizado, que coloca o paciente no centro da linha de cuidado e prioriza suas necessidades e expectativas em todos os estágios de diagnóstico, tratamento e reabilitação.

O Centro de Infusão, localizado no mesmo andar, dá suporte ao paciente que precisa de aplicação de medicamentos por via subcutânea, intravenosa e intramuscular. Com boxes individuais e espaço para acompanhantes, o local oferece um ambiente tranquilo durante o tratamento. O atendimento é conduzido de forma personalizada, de acordo com as necessidades de cada paciente.

Para marcar uma consulta ou saber mais sobre a Oncologia do Centro Médico São Lucas, no Shopping da Gávea, consulte nossos canais de atendimento.

Agendar Consulta

Escrito por
JO

Dra. Juliana Ominelli

Oncologista | Médica

Artigos Relacionados

Câncer de tireoide: conheça os sintomas, causas e tratamento

Oncologia

3 min

Câncer de tireoide: conheça os sintomas, causas e tratamento

Doença tem cura e o principal tratamento é a tireoidectomia
Dicas para lidar com quem enfrenta o câncer

Oncologia

2 min

Dicas para lidar com quem enfrenta o câncer

Hábitos simples podem fazer a diferença durante o tratamento
Saiba como prevenir o câncer de fígado

Oncologia

3 min

Saiba como prevenir o câncer de fígado

Hepatites, abuso de bebidas alcoólicas e hábitos pouco saudáveis podem influenciar no desenvolvimento da doença
Oncologia genética: o que é, qual sua importância e relação com o tratamento contra o câncer

Oncologia

3 min

Oncologia genética: o que é, qual sua importância e relação com o tratamento contra o câncer

Testes genéticos rastreiam risco aumentado para câncer e ajudam no combate a doença
Ver mais artigos
Escrito por
JO

Dra. Juliana Ominelli

Oncologista | Médica