Os rins acumulam funções essenciais para o bom funcionamento do organismo, como regulagem da pressão sanguínea, filtragem do sangue para eliminar toxinas e controle do equilíbrio de minerais e líquidos, além de contribuir para a formação dos ossos.
Apesar de, idealmente, os rins trabalharem em dupla, algumas pessoas precisam ser submetidas a uma intervenção chamada nefrectomia e passam a viver com apenas um rim.
Neste artigo, o Dr. Raphael Rocha, urologista no Hospital São Lucas Copacabana, explica o que é o procedimento e quais são os benefícios oferecidos pela cirurgia robótica.
O que é nefrectomia?
Trata-se de uma cirurgia para a retirada de um dos rins que pode ser parcial ou radical.
Quais são os tipos de nefrectomia?
O médico explica que, quando há a retirada de um nódulo do rim, a nefrectomia parcial deve ser feita no menor tempo possível, pois, em alguns casos, durante o procedimento, é preciso interromper a circulação de sangue para o rim e, caso o fluxo demore a ser restabelecido, o funcionamento do órgão pode ser comprometido. As complicações possíveis desse método são vazamento de urina pelo rim e sangramentos. Já a nefrectomia radical retira o rim por completo e, quando necessário, também remove a glândula adrenal, localizada ao redor do órgão.
“As duas abordagens podem ser feitas por via aberta, por laparoscopia ou cirurgia robótica. As vantagens de contar com o auxílio do robô é que o cirurgião tem mais precisão, há menor risco de sangramento e o paciente se recupera mais rápido, visto que a incisão é menor do que nos métodos convencionais e o trauma cirúrgico também diminui", detalha o médico.
Quando a nefrectomia é indicada?
A principal indicação da nefrectomia é para o tratamento de câncer no rim, e o tipo (parcial ou total) é definido com base em critérios anatômicos tanto do tumor quanto do rim.
“É perfeitamente possível viver bem com apenas um rim (desde que o outro esteja saudável), tanto que existe a possibilidade de doar um dos órgãos ainda em vida, e a doação também é feita por meio de uma nefrectomia", explica o Dr. Raphael.
Qual o procedimento mais avançado?
O procedimento mais avançado é realizado nos casos em que o tumor se estende para a veia cava, uma das principais veias do corpo. O urologista explica que a cirurgia é desafiadora, mas possível. E, para garantir mais segurança, ela deve ser realizada em centros de excelência.
Quais os benefícios da cirurgia robótica para a nefrectomia?
O Dr. Raphael comenta que, no caso da nefrectomia parcial, a cirurgia robótica traz como benefício a diminuição do tempo de isquemia renal (falta de circulação) se comparada com outras técnicas minimamente invasivas, sem ter que submeter o paciente às grandes incisões da cirurgia aberta. O uso do robô também diminui o sangramento, a chance de hérnia e a dor pós-operatória.
Como é feita a nefrectomia?
Para passar por uma nefrectomia radical, o paciente recebe anestesia geral para que o cirurgião faça um procedimento por onde desconectará o ureter, os vasos sanguíneos e, então, removerá o rim. Ao término, a pessoa é encaminhada para observação, onde aguardará que o efeito da anestesia passe, o que dura em torno de duas horas. As recomendações para o pós-operatório são:
- Evitar gorduras, frituras, condimentos e bebidas gasosas;
- Não carregar peso;
- Repouso leve. “Por fim, o paciente precisa consultar o nefrologista regularmente e não deixar de fazer os exames solicitados por ele, pois esses cuidados monitorarão a saúde do rim", conclui o especialista.
Centro Médico São Lucas: assistência médica com qualidade e segurança
Para oferecer aos pacientes uma linha de cuidado integrada, com todas as etapas de assistência médica com qualidade e segurança, o Hospital São Lucas Copacabana criou seu Centro Médico próprio, localizado no Centro Médico do Shopping da Gávea, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. O espaço, que tem mais de 20 especialidades, é uma unidade-satélite avançada do hospital que oferece assistência em caráter preventivo e o diagnóstico de patologias. O acompanhamento clínico e pós-cirúrgico é feito por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada composta por médicos, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais de saúde que formam a linha do cuidado integrado e contribuem diretamente para o sucesso do tratamento do paciente.
Conheça alguns exames realizados em nosso Centro Médico :
- Biópsias e punções guiadas por ultrassonografia;
- Ecocardiografia geral;
- Exame de contraste por microbolhas;
- Elastografia ARFI;
- Prova de função pulmonar;
- Ultrassonografia com doppler de órgãos abdominais/ transplantes;
- Ultrassonografia geral.
- Para marcar uma consulta, utilize nossos canais de atendimento
Agendar Consulta