A condição provoca uma lesão no crânio causada por um trauma ou impacto
O traumatismo craniano é uma lesão no crânio após um trauma, que pode ocasionar sangramentos cerebrais e coágulos. Também é conhecido como traumatismo cranioencefálico.
O atendimento médico deve ser realizado o quanto antes para diminuir as chances de sequelas e até mesmo óbitos.
Acompanhe detalhes sobre os sintomas do traumatismo craniano, quais exames detectam a condição e quando é preciso realizar um tratamento conservador ou uma cirurgia.
O que é traumatismo craniano?
O traumatismo craniano é uma lesão no crânio (estrutura óssea que protege o cérebro) causada por um trauma ou impacto.
Pode atingir o cérebro e causar sangramentos, formação de coágulos e edema cerebral (inchaço).
Nessas situações, é classificado como traumatismo cranioencefálico grave, já que representa risco à vida do indivíduo.
O que pode causar um traumatismo craniano?
De forma geral, o traumatismo craniano ocorre após um trauma ou impacto que afeta a cabeça.
Portanto, pode acontecer após acidentes de trânsito, domésticos, quedas, além de brigas e prática de esportes.
Traumatismo craniano: sintomas
Os sintomas do traumatismo craniano podem surgir logo após o trauma ou se manifestar depois de horas, dias ou até mesmo meses.
Entre os principais sintomas do traumatismo craniano, estão:
-
Dores de cabeça persistentes e intensas;
-
Tontura e perda de equilíbrio;
-
Desmaios;
-
Perda de memória;
-
Perda de visão;
-
Confusão mental;
-
Vômitos;
-
Sangramento nasal;
-
Sonolência;
-
Fraqueza muscular;
-
Convulsões;
-
Perda da consciência.
Exames que identificam o traumatismo craniano
O diagnóstico do traumatismo craniano envolve diversos exames clínicos e de imagem.
Entre eles, estão:
-
Exame físico para avaliar a gravidade da lesão, se há reflexos, verificar os sinais vitais e a força muscular dos membros superiores e inferiores e coordenação.
-
Tomografia computadorizada, que fornece imagens detalhadas do cérebro e crânio e verifica se há fraturas ou hemorragias.
-
Ressonância magnética, exame que fornece imagens detalhadas do interior do cérebro e detecta possíveis lesões que não foram detectadas pela tomografia.
Qual a importância do atendimento médico rápido?
Quem sofre um traumatismo craniano, precisa buscar atendimento hospitalar imediato para evitar sequelas que podem ser irreversíveis ou até mesmo colocar a vida em risco.
Em alguns casos, a pessoa pode sofrer alterações mesmo após a recuperação do quadro. Pode apresentar convulsões, paralisia e perda de equilíbrio, distúrbios cognitivos, déficit de atenção e perda de memória.
Cirurgia de traumatismo craniano
Nem sempre quem sofre um traumatismo craniano necessita de cirurgia. Em alguns casos mais graves, quando há sangramento cerebral pressionando o tecido cerebral, a cirurgia é indicada para drenar o sangramento que está comprimindo o cérebro.
Recuperação pós-cirurgia
A recuperação após uma cirurgia de traumatismo craniano varia de acordo com a gravidade do trauma e o tipo de intervenção realizada.
De forma geral, o indivíduo recebe monitoramento constante na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) logo após a cirurgia. Alguns precisam permanecer internados apenas alguns dias, enquanto outros podem precisar de semanas ou meses de internação.
Alguns hospitais mais especializados no tratamento do traumatismo craniano encefálico, como o Hospital São Lucas Copacabana (RJ), possuem uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusiva para pacientes com problemas neurológicos, chamada de Unidade Neurointensiva.
Dependendo da gravidade e extensão da lesão, será preciso uma reabilitação com fisioterapia e terapia fonoaudiológica para contribuir com recuperação da mobilidade, coordenação, força muscular e comunicação.
Que médico devo procurar?
O profissional habilitado para diagnosticar e tratar de condições como o traumatismo craniano é o neurocirurgião. Se você suspeita que sofreu um traumatismo craniano, busque auxílio médico imediato.
Agendar Consulta