Logon
Blog

A importância da nutrição e alimentação para a saúde

Dia Nacional da Saúde e Nutrição atenta para a necessidade de ingerir alimentos nutritivos

​Indo muito além da capacidade de manter o corpo vivo, a alimentação tem papel essencial na saúde de todos – tanto que no dia 31 de março é comemorado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. É através da ingestão dos alimentos corretos que o organismo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais que precisa para manter seu funcionamento da melhor maneira, inclusive prevenindo contra doenças como anemia, obesidade, diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral (AVC) e várias outras.

É através de uma boa nutrição, vinda da alimentação adequada, que vem a qualidade de vida. Segundo Rita Maciel, coordenadora do setor de Nutrição do Hospital São Lucas Copacabana, uma refeição completa deve conter exemplos de todos os grupos alimentares, ou seja, proteínas, carboidratos, leguminosas, verduras e legumes. Ao longo do dia, as frutas também devem entrar no cardápio, principalmente no café da manhã e nos lanches.

“Caso uma pessoa não consuma um determinado grupo alimentar, como os legumes, por exemplo, o corpo vai ficando cada vez mais deficiente dos nutrientes que os legumes fornecem. Essa privação durante muito tempo pode trazer problemas sérios para a saúde”, explica a nutricionista. Um exemplo dessa condição seria a osteoporose, que deriva, entre outros fatores, da deficiência de cálcio no organismo.

É comum que pessoas acima do peso adotem dietas que entram e saem de moda, como a da proteína (em que o dr. João Merheb fala mais neste artigo), mas, antes de seguir qualquer uma delas, é imprescindível consultar a opinião de um nutricionista ou nutrólogo. Cada organismo é único e deve ser entendido de forma profunda para que o profissional relacione o tipo de alimento que é melhor para ele.

“Em uma consulta com um nutricionista, ele analisará o histórico de saúde de cada pessoa e, caso ache necessário, passará exames específicos. Só depois de saber os resultados ele irá montar um plano de alimentação adequado, levando em consideração todas as necessidades daquele paciente e focando no que será efetivo no caso dele”, afirma Rita.

Uma vida só é vivida com qualidade se a alimentação não afetar a saúde. Alimentos gordurosos, açucarados ou com muito sódio podem até ser gostosos, mas, quando consumidos em excesso, afetam o organismo de muitas maneiras e são a porta de entrada para complicações graves, podendo levar ao óbito.



Veja mais