Logo

Saúde

3 minutos de leitura

A importância do cuidado com a saúde do corpo e da mente

NL
Neyla Lopes - Psicóloga - PsicólogaAtualizado em 12/01/2024
A importância do cuidado com a saúde do corpo e da mente

Muitas são as emoções sentidas ao longo de uma vida. Sentir é saudável e natural, porém, diante de um ritmo de vida agitado ou de problemas, a maneira como sentimos e reagimos faz diferença em nosso organismo. Saber lidar com situações que geram muito estresse é essencial para proteger a saúde mental. O conceito de saúde mental não é apenas a ausência de doença ou distúrbio da área. O termo também diz respeito à maneira como se lida com as emoções diante das várias situações que acontecem na rotina e ao longo da vida. Trata-se da forma como lidamos com satisfações, frustações, raiva, luto, alegria, amor e doença. Sentimentos que, na prática, são demonstrados ao longo da vida, como em uma separação, um novo trabalho, traumas e em todos os acontecimentos que nos marcam.

De acordo com a psicóloga do Hospital São Lucas Copacabana, Neyla Lopes, buscar uma saúde emocional equilibrada para afastar-se do estresse é procurar se preparar para lidar com todas as situações, sejam elas positivas ou negativas. E saber que não há perfeição nem em si e nem nos outros. Conhecer as limitações e pedir ajuda quando necessário para lidar com os diversos desafios.

Como manter a saúde mental

Apesar de nem sempre ser possível se afastar dos problemas ou de situações que desencadeiam estresse, é possível procurar maneiras de se preparar melhor emocionalmente para lidar com as situações que se apresentam no dia a dia. Confira alguns hábitos para incluir na rotina:

Desconecte-se um pouco – o excesso de informações, ou até mesmo as desinformações, podem gerar enorme agitação e insegurança. Busque filtrar melhor as fontes de pesquisa e tenha um tempo maior “off-line”.

Seja você – evite comparações e desenvolva suas habilidades próprias. Faça as coisas que lhe agrada e tenha um tempo para desenvolver atividades que goste. Por exemplo, praticar um esporte preferido, pinturar, escrever ou desenvolver um projeto.

Cuide do físico – Saúde é um todo, corpo e mente. Por isso, para a cabeça ficar bem, é preciso manter uma boa alimentação, ter noites de sono de qualidade e praticar atividades físicas. Isso porque, além de prevenir doenças cardíacas, diabetes ou hipertensão, esses cuidados promovem o bem-estar emocional.​

Fale - Embora nos últimos meses a interação social tenha sido evitado, é importante manter o contato com pessoas das quais gostamos, com nossos familiares em casa e também com pessoas que estão distantes, seja por telefone ou pela internet. Essa interação beneficia muito a qualidade de vida emocional.

Os efeitos da saúde mental na saúde física

É possível observar uma série de sintomas físicos que podem ser decorrentes de problemas relacionados à saúde emocional. A depressão pode causar, por exemplo, perda ou ganho de peso, fadiga, perda de energia, excesso de sono ou insônia. Já a ansiedade pode desencadear sensação de desmaio, sudorese, taquicardia e tremores. Transtornos psiquiátricos sem tratamento adequado podem provocar incômodos no corpo. O mesmo pode acontecer com pessoas que passaram por uma perda de um familiar, desemprego ou separação, por exemplo. É preciso sempre analisar o histórico de vida da pessoa para indicar um caminho mais adequado para melhora da qualidade de vida.

Agendar Consulta

Escrito por
NL

Neyla Lopes

Psicóloga | Psicóloga

Artigos Relacionados

Saúde

4 min

Luxação: o que é, sintomas e o que fazer

O primeiro passo no tratamento da condição é ir para uma emergência ortopédica para reduzir a articulação
Ressonância magnética: como é feito o exame e para que serve?

Saúde

3 min

Ressonância magnética: como é feito o exame e para que serve?

Procedimento permite análise detalhada de estruturas corporais pela radiofrequência
Entenda o que é endoscopia digestiva alta

Saúde

3 min

Entenda o que é endoscopia digestiva alta

Exame é capaz de detectar doenças que afetam o sistema digestivo
Síndrome de burnout: quais sintomas e tratamentos?

Saúde

3 min

Síndrome de burnout: quais sintomas e tratamentos?

Estafa mental e física é causada por excesso de trabalho e pode ser confundida com estresse ou depressão.
Ver mais artigos
Escrito por
NL

Neyla Lopes

Psicóloga | Psicóloga