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Alimentação saudável para curtir os jogos da copa do mundo

Saiba o que consumir, o que evitar durante as partidas do maior evento esportivo do mundo e veja dicas sobre petiscos que batem um bolão

Faltam poucos dias para a bola rolar na Copa do Mundo (com Neymar Jr. e companhia) e você já deve saber aonde vai assistir aos jogos da nossa seleção brasileira. Uma coisa é certa: os petiscos e bebidas reforçam a animação. Porém, é preciso ter atenção: o excesso de ingestão de comidas gordurosas, refrigerante e bebidas alcoólicas não faz nada bem ao organismo e pode trazer complicações sérias para a saúde dos torcedores. Além disso, são um gol contra na sua reeducação alimentar planejada com tanta seriedade!

Pela facilidade e, claro, pelo sabor atrativo, muitos optam por pizzas, hambúrgueres, frituras, salgadinhos e outros pratos carregados de gordura para acompanhar os jogos, mas essas opções, além de muito calóricas e pobres em nutrientes, também são repletas de gordura trans. Trata-se de um tipo de gordura artificial usada para aumentar a validade dos alimentos industrializados e que, a longo prazo, faz muito mal à saúde. Segundo a dra. Teresa Navarro, coordenadora da Emergência do Hospital São Lucas Copacabana, o excesso dessa gordura aumenta o colesterol LDL, considerado o “colesterol ruim”, e reduz o colesterol HDL, ou “colesterol bom”.

“Esse tipo de alimentação acumula gordura nas artérias, que podem entupir e provocar casos mais complicados, como influenciar no surgimento de doenças cardiovasculares, como o infarto, o AVC e a insuficiência cardíaca. Além disso, também há o estímulo à obesidade, que pode ser a ponte para doenças como o diabetes”, explica a especialista.

Melhores opções para comer durante os jogos

Para quem não quer abrir mão de um bom lanche durante os jogos da Copa do Mundo, vale seguir as dicas da nossa equipe para escolhas mais saudáveis:

  • Cartão vermelho para os refrigerantes. Chame para o jogo os sucos naturais;

  • Coloque em campo os salgados assados, no lugar dos fritos

  • Petiscos como sementes oleaginosas – principalmente as castanhas e a nozes, batem um bolão à mesa.

  • Para quem não abre mão de um doce, substitua por uma bela salada de frutas bem colorida.

“Com uma alimentação saudável, o torcedor não só preserva sua saúde a longo prazo, como também mantem a energia para acompanhar todos os lances dos jogos por mais tempo. Isso porque as comidas pesadas podem causar indigestão, que deixa aquela sensação pesada no estômago”, afirma Navarro.



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