Logon
Blog

Alimentos saborosos e saudáveis para a ceia de Natal

Opções trazem benefícios à saúde sem deixar o sabor de lado

​Apesar de o Natal ser uma data com direito a ceias repletas de comidas gostosas, a maioria das opções à mesa tende a ser bem calórica e não fazer bem para a saúde. Porém, segundo o dr. João Merheb, nutrólogo do Hospital São Lucas Copacabana, basta um pouco de criatividade para elaborar pratos natalinos saborosos e mais saudáveis.

Confira, a seguir, alguns dos alimentos benéficos que podem ser aproveitados na ceia de Natal.

Cereja

Uma das frutas mais usadas em sobremesas natalinas e para a decoração dos pratos principais, a cereja é fonte de vitaminas A – indicada para a saúde ocular –, B1, B2 – que trazem mais disposição e energia – e C – que beneficia o sistema imunológico. A sugestão do dr. Merheb é optar pela versão mais natural da fruta no lugar do tipo marrasquino.

Lentilha

Alimento tradicional nas comemorações de Natal, a lentilha é muito nutritiva e oferece uma grande quantidade de proteínas, vitaminas e minerais, além de ser  ótima fonte de fibras. Outra boa notícia é que ela tem poucas calorias.

Nozes

Muito comuns nas mesas de ceia de fim de ano, seja para consumo, seja apenas para decoração, as nozes têm uma grande quantidade de gorduras boas. Além disso, segundo o dr. Merheb, elas têm ação antioxidante, muito importante para a prevenção e também o tratamento de alguns tipos de câncer, principalmente de mama e próstata.

Peru

Essa ave quase indispensável na ceia de Natal é uma das opções de carne mais saudáveis que existe. O peru é rico em proteínas, vitamina B6 e selênio. Além disso, tem um teor de gordura bem baixo, o que é ótimo para não prejudicar a dieta. Vale ainda apostar em outras aves, como o chester.

Uva-passa

Apesar de dividir opiniões, a uva-passa, que pode ser encontrada do arroz da ceia ao panetone, também é rica em fibras, minerais e vitaminas – como as do complexo B, muito importantes para o sistema imunológico. Porém, é indicado moderação na hora de consumi-la, já que se trata de uma fruta seca bem calórica.



Veja mais