Logon
Blog

Benefícios de vitaminas e minerais após cirurgia para obesidade e para o diabetes

Acompanhamento com especialista pode identificar e prevenir problemas de saúde relacionados com a falta de nutrientes

​Os pacientes que realizam cirurgia para tratar a obesidade e o diabete passam por diversas mudanças no organismo, incluindo profunda modificação na absorção de vitaminas, minerais e nutrientes, necessários para o correto funcionamento orgânico. Para evitar que eles fiquem com a saúde fragilizada devido à deficiência nutricional, é necessário o uso de suplementação e multivitamínicos.

Segundo a dra. Luciana El-Kadre, coordenadora do Centro Metabólico da Gávea, unidade do Hospital São Lucas Copacabana, a reposição de vitaminas e minerais e, em alguns casos, suplementos proteicos é importante para evitar quadros de anemia por deficiência de ferro, folato, cobre ou vitamina B12; perda da massa óssea; problemas neurológicos; queda acentuada de cabelo ou alterações na pele.

“A diminuição da absorção de cálcio, por exemplo, pode determinar perda de massa óssea e alterações dentárias no paciente bariátrico. Já a deficiência de vitamina D pode ser concomitante e agravar a absorção do mineral”, explica a médica.

Para definir as necessidades de cada paciente, eles devem ser avaliados de forma criteriosa pelo médico que acompanha seu quadro, que levará em conta fatores como idade, sexo e o uso simultâneo de outros medicamentos para definir o suplemento adequado. No caso das mulheres, a presença da menopausa ou de uma gestação também interfere na escolha. A dra. Luciana reforça que não existe um suplemento universal para todos os pacientes.

“Para aqueles que utilizam medicações de forma contínua, como anticonvulsivantes ou imunossupressores, é necessário acompanhar e ajustar as doses. A absorção de pílula anticoncepcional também pode ser modificada logo após a operação”, afirma a médica.

​O acompanhamento médico pós-operatório é indispensável, já que é, por meio das consultas constantes com o especialista, que os ajustes necessários são percebidos e realizados. Esse cuidado contribui para a evolução contínua do paciente e a melhora de sua saúde.



Veja mais