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Caminhadas podem fortalecer a saúde do coração e evitar doenças

Entenda esses e outros benefícios do exercício

Praticar uma atividade física é uma ótima maneira de cuidar do corpo e da saúde mental. Diversos estudos comprovam que se manter ativo, principalmente depois dos 50 anos, ajuda a prevenir inúmeras doenças, como o diabetes e o colesterol alto, além de amenizar condições mentais, como a depressão e a ansiedade. Segundo o dr. Luciano Figueiredo, coordenador do Serviço de Clínica Médica do Hospital São Lucas Copacabana, a caminhada é um dos exercícios mais indicados para quem quer deixar a saúde em dia.

Ao contrário do que muitos pensam, caminhar uma média de 30 minutos por dia não é recomendado apenas para o emagrecimento. A atividade também ajuda a fortalecer o coração, já que melhora a circulação sanguínea e trabalha grande parte dos músculos do corpo, evitando que complicações cardiovasculares como acidente vascular cerebral (AVC) e infarto agudo do miocárdico (IAM) aconteçam. Entre outros benefícios estão também a prevenção da obesidade e a melhora da postura corporal. O sedentarismo representa um dos mais importantes fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

“Quem pratica o exercício ao menos quatro vezes na semana também poderá notar a diminuição das tensões musculares na área dos ombros e a redução do inchaço nos tornozelos e nas pernas. Dormir melhor também costuma ser uma mudança associada à prática de exercícios físicos e às caminhadas”, afirma o dr. Luciano.

Porém, antes de começar a se exercitar, é indicado que todas as pessoas consultem um médico de confiança e façam uma avaliação rotineira, para terem certeza de que podem praticar a atividade e em qual intensidade. O profissional de saúde definirá a frequência e a duração das caminhadas ao longo da semana, levando em consideração o limite e o estilo de vida de cada um.

Está pensando em cuidar um pouco mais da saúde? Confira as dicas do dr. Alexandre Rouge, coordenador da Cardiologia do São Lucas Copacabana, para começar a praticar esportes.

“Quem deseja começar a caminhar também precisa se preparar para usufruir da prática da melhor maneira possível. Investir em um tênis especial para exercícios, roupas leves e viseiras são uma ótima forma de manter o corpo respirando durante a caminhada”, explica o especialista.

Levar uma garrafa com água também é importante para manter a hidratação em dia, assim como o protetor solar, grande aliado nas caminhadas ao ar livre, principalmente durante os dias quentes.


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