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Cinco atividades para fazer ao ar livre e sair do sedentarismo

Exercícios regulares ajudam a prevenir diversas doenças, como as cardiovasculares

Quem não gosta de aproveitar um dia bonito de sol para sair de casa? Com diversas opções de lazer pela cidade, fica fácil escolher um bom programa para curtir com os amigos ou a família. Sem contar que estar ao ar livre também é uma boa oportunidade para cuidar da saúde e se exercitar. Segundo a dra. Teresa Navarro, coordenadora da Emergência do Hospital São Lucas Copacabana, a prática de exercícios regulares, ao menos três vezes na semana, diminui a incidência de diversas doenças, como o diabetes e as patologias que atacam o coração. Confira a seguir cinco atividades para serem feitas ao ar livre.

Andar de bicicleta

Sentir o vento no rosto e o corpo livre são apenas algumas das boas sensações que andar de bicicleta proporciona. A atividade – que pode ser feita tanto individualmente quanto em grupo – trabalha todo o corpo, dando mais disposição e beneficiando quem quer perder gordura. E como se isso não fosse o bastante, substituir a bicicleta pelo carro no dia a dia também ajuda a reduzir o congestionamento e a emissão de gás carbônico na atmosfera.

Caminhadas e corridas

Quem quer começar a se exercitar pode apostar nas caminhadas para melhorar o condicionamento físico e a saúde. Segundo a dra. Teresa, apenas 30 minutos de caminhada três vezes na semana já é o suficiente para diminuir o risco do desenvolvimento de doenças no coração e do diabetes. Ela pode ser praticada por qualquer um, principalmente crianças e idosos.

Mas, para os que preferem um pouco mais de adrenalina, a corrida é a melhor opção. Essa atividade, cada vez mais popular, ajuda na redução do peso e pode ser praticada em muitos lugares pela cidade – principalmente em parques e nas orlas das praias.

Prática de esportes

Além de ser uma atividade prazerosa, o esporte também ajuda a cuidar da saúde física e mental e a manter o condicionamento físico, afastando o sedentarismo e a obesidade. Além disso, escolher uma modalidade praticada em grupo, como o futebol, o basquete ou o vôlei, ainda fortalece as noções de companheirismo, humildade e trabalho em equipe – sendo uma atividade muito indicada para crianças.

Treinamento funcional

Esse tipo de exercício trabalha diversas partes do corpo em pouco tempo, sendo uma das práticas mais indicadas para quem tem uma rotina apertada ou não tem como se dedicar aos exercícios por muito tempo. Seus principais benefícios são o condicionamento físico, a coordenação motora e a resistência, mas existem algumas precauções que devem ser seguidas para que a prática não acabe piorando a saúde em vez de melhorá-la. Confira AQUI para ver quem pode praticar o treinamento funcional.

Ioga

Se o objetivo é cuidar da saúde e relaxar ao mesmo tempo, a ioga é a melhor pedida. Feita em um ambiente calmo, a prática consiste na união de meditação, posturas corporais e técnicas de respiração para tratar o corpo e a mente, promovendo equilíbrio e fortalecendo os músculos. Dica: para ficar ainda melhor, escolha um lugar cercado de natureza para praticar a ioga.


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