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Cinco cuidados para ter antes de começar a correr

O exercício beneficia todo o corpo e ajuda no processo de emagrecimento

​​​A corrida é uma das atividades físicas mais indicadas para quem está em busca de um bom condicionamento físico e de uma vida saudável. Sendo um poderoso aeróbico, ela acelera a queima de gordura corporal e pode ser uma aliada para quem é sedentário e quer emagrecer. Os benefícios são muitos – como melhorar o sono e diminuir a pressão arterial –, porém, antes de começar, é indicado adotar alguns cuidados.

Segundo a dra. Teresa Navarro, coordenadora da Emergência do Hospital São Lucas Copacabana, qualquer exercício físico deve ser bem planejado para evitar que o corpo sofra. É necessário que o paciente faça uma avaliação médica para saber se poderá começar a correr e em qual intensidade o exercício deve ser feito, minimizando os riscos à saúde.

“Como é uma atividade intensa e que acelera os batimentos cardíacos, pacientes cardiopatas devem fazer exames para saber se podem praticar a corrida de rua ou se a caminhada é o mais indicado”, afirma a especialista.

Uma vez liberada a prática da corrida, veja cinco cuidados necessários antes de correr:

  1. Cuide da hidratação:muito líquido é perdido durante a corrida pelo suor, então, é importante repor a água para evitar mal-estar, desmaios e desidratação. Segundo a dra. Teresa, é indicado beber um pouco antes de começar e manter uma garrafa durante o trajeto, para repor o líquido sempre que sentir necessidade.

  2. Escolha roupas adequadas:as melhores roupas devem ter proteção UV e fator antibacteriano, para proteger o corredor dos raios solares e da proliferação de bactérias durante a prática. Também é preciso levar em conta o tecido, já que o corpo precisa ter facilidade para respirar. No caso das mulheres, tops com sustentação melhoram a mobilidade e evitam a flacidez na região dos seios a longo prazo.

  3. Conheça a rota que será feita:quem corre em áreas urbanas deve ficar atento ao trajeto para evitar trechos perigosos e/ou muito movimentados. Nesse caso, é mais indicado optar por parques e áreas com a menor quantidade de pessoas e veículos possível.

  4. Invista em um tênis específico para corrida:um dos maiores erros dos corredores iniciantes é não ter um tênis específico para o exercício. Segundo a dra. Teresa, eles são pensados para absorver a maior parte ou todo o impacto sofrido pelas pernas durante a corrida, o que previne problemas ósseos e dores musculares. Existem, no mercado, diversas marcas e preços, então, vale buscar o que mais se adapta à sua condição.

  5. Proteja o corpo: antes de correr, passe protetor solar com, no mínimo, 30 FPS para evitar insolação e queimaduras. O uso de repelentes também é indicado, principalmente para quem corre em parques ou em áreas com vegetação. Os óculos de sol e as viseiras ajudam a proteger os olhos e a cabeça da incidência direta dos raios solares.



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