Logon
Blog

Cinco motivos para beber mais água

Quantidade indicada por dia é de, no mínimo, 2 litros

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Água, e ele merece ser muito celebrado. Poucas são as substâncias tão importantes para a manutenção diária da saúde quanto esse líquido tão versátil, que compõe cerca de 75% do corpo e traz inúmeros benefícios para o organismo. Segundo o dr. Pedro Tulio, nefrologista do Hospital São Lucas Copacabana, é muito importante incorporar o hábito de sempre ter um copo d’água ao lado, para não descuidar da hidratação. Conheça a seguir cinco motivos para beber mais água.

Combate a desidratação

Um dos maiores problemas relacionados com a falta de água no corpo é a desidratação, que causa náuseas, tonturas e sensação de desmaio e, caso não seja tratada, pode levar o corpo ao colapso. Segundo o dr. Tulio, para evitar essa condição, é necessário prestar atenção na quantidade de água ingerida por dia, que deve girar entre 2 e 3 litros (dependendo do peso e da estatura de cada um).

“Caso a pessoa permaneça muito tempo ao ar livre em dias quentes, essa quantidade deve ser ainda maior, já que o corpo perderá água mais rápido”, explica o especialista.

Contribui para a saúde da pele

Outro benefício da água é aumentar a elasticidade da pele, além de ajudar a repor os tecidos mortos. Isso deixa a pele mais hidratada e macia, amenizando sinais e marcas causadas por acnes, rugas e cicatrizes.

Previne doenças renais

Os rins fazem a filtragem de todas as substâncias ingeridas pelo corpo e, quanto menos água ele receber, mais difícil fica seu funcionamento – o que pode acarretar o desenvolvimento de doenças como cálculos e cistos renais. Para evitar esse problema, o importante é beber bastante água.

Melhora o humor

Você sabia que beber água afasta o mau humor? Um estudo americano, publicado no periódico The Journal of Nutrition, constatou que a desidratação pode causar variações de humor, deixando as pessoas irritadas com mais facilidade. Beba água e garanta o sorriso no rosto.

​Ajuda no emagrecimento

Quem deseja perder medidas encontra na água uma de suas principais aliadas. Isso porque, com a ingestão adequada do líquido, o corpo se sente mais saciado e o metabolismo fica acelerado, o que contribui para a queima de gorduras. Uma dica é beber um copo d’água antes das refeições.


Veja mais