Logon
Blog

Cinco sugestões de alimentos saudáveis para o café da manhã

Opções que devem substituir o tradicional pão com café

​O café da manhã é conhecido como uma das refeições mais importantes. Sendo a primeira do dia, é essencial montar um prato que seja fonte de energia e forneça o máximo de vitaminas e minerais para o corpo, porém, nem sempre as opções são as mais saudáveis. A seguir, a nutricionista do Hospital São Lucas Copacabana Glauce Pereira dá cinco sugestões de pratos e combinações saudáveis para o café da manhã.

  1. Vitamina de aveia e canela

Para quem não consegue comer muito pela manhã ou está de dieta, as vitaminas são uma ótima pedida. No entanto, é importante balanceá-las e escolher ingredientes de qualidade, como frutas, sementes e oleaginosas, para manter a saúde. Uma boa combinação de sabores é formada por maçã, canela e leite desnatado. Caso sinta necessidade, pode acompanhar meia maçã.

  1. Torradas light

No lugar do pão francês, que tal optar por uma versão mais light, contudo, não menos saborosa? Existem diversos alimentos que podem entrar aqui, como tapioca, pão sírio ou torradas integrais, que podem ser acompanhadas por um polenguinho light ou duas fatias de queijo branco light para dar saciedade.

  1. Frutas, mel e aveia

Segundo Glauce, as frutas são ótimas opções que contribuem para uma alimentação saudável e podem colaborar muito para a elaboração de um café da manhã mais nutritivo. Os benefícios são muitos, como a vitamina C da laranja e do limão e a melhora no trato intestinal proporcionado pelo mamão. Incorpore granola, aveia e mel para ter mais saciedade e sabor.

  1. Iogurte light, pão integral e queijo

Uma rotina mais puxada pede um café da manhã reforçado, como a combinação substancial do iogurte light com frutas e pão integral. Ao escolher uma opção saudável de queijo, como cottage, ricota ou queijo minas, o prato fica ainda mais repleto de vitaminas, nutrientes e minerais.

Porém, segundo Glauce, é preciso ter cuidado para não exagerar nas porções, o que pode causar mal-estar, desconforto e, a médio e longo prazo, aumento da quantidade de gordura corporal.

  1. Ovos mexidos

Os ovos são uma grande fonte de proteína e muito bem-vindos em uma alimentação saudável. Seja cozido, em forma de omelete ou mexido, eles cabem em um café da manhã nutritivo – podem ser consumidos puros ou com uma fatia de pão integral e uma xícara de café com leite desnatado.



Veja mais