Logo

Hepatologia

2 minutos de leitura

Cirurgia de fígado com tecnologia robótica agiliza a recuperação do paciente

Também conhecida como hepatectomia, a cirurgia de fígado consiste na remoção do fígado ou de parte dele.
ESL
Equipe São Lucas - Equipe São Lucas - Equipe São LucasAtualizado em 12/01/2024
Cirurgia de fígado com tecnologia robótica agiliza a recuperação do paciente

Tradicionalmente feita por via aberta através de uma incisão na parte superior do abdômen, trata-se de um procedimento complexo com recuperação demorada. Mas a tecnologia robótica vem beneficiando pacientes que precisam desse tipo de intervenção cirúrgica. Como aconteceu recentemente no Hospital São Lucas Copacabana que realizou, pela primeira vez dentro do programa hepático do hospital, uma hepatectomia utilizando a plataforma robótica, o que ajudou na recuperação do paciente e diminuiu o tempo de internação.

Liderada pelo dr. Eduardo Fernandes, especialista em cirurgias hepáticas do Hospital São Lucas Copacabana, a equipe do hospital atuou em conjunto com o dr. Fabrizio di Benedetto, professor de cirurgia da Universidade de Modena e Reggio Emilia, na Itália, e considerado uma das referenciais mundiais em cirurgia do fígado por tecnologia robótica. O procedimento demorou 11 horas e fez a extração de um tumor complexo e potencialmente letal no paciente, que foi liberado da internação apenas três dias após a cirurgia.

Dr. Eduardo Fernandes, especialista em cirurgias hepáticas do Hospital São Lucas Copacabana

“Como a cirurgia robótica é um procedimento minimamente invasivo, ela permite que o paciente se recupere em um tempo muito menor do que faria caso a hepatectomia fosse realizada de maneira tradicional. Esse é um benefício principalmente para os pacientes jovens, que querem se recuperar de forma rápida para voltar ao trabalho ou às suas atividades”

O procedimento funciona da seguinte forma: uma vez localizado o tumor ou nódulo a ser retirado, o especialista isola os vasos sanguíneos da área para que não haja hemorragia durante o procedimento. Após esse controle, a parte do fígado comprometido pelo câncer ou pela doença hepática é retirada, preservando ao máximo as áreas ao redor.

“A hepatectomia é uma cirurgia amplamente usada para transplantes hepáticos e tratamento de tumores primários e metástases no órgão. Há ainda as hepatectomias parciais, quando apenas um segmento (segmentectomia) ou um lóbulo (lobectomia hepática) do fígado são retirados”

Aliada à tecnologia robótica, essa cirurgia é ainda é o tratamento mais indicado para pacientes com câncer de pâncreas e fígado que podem voltar para a quimioterapia em pouco tempo e apresentam menos complicações associadas à doença. Outros benefícios da cirurgia robótica são a redução de trauma na área operada e da necessidade de transfusão de sangue, além de menor incidência de dor no pós-operatório.

O Hospital São Lucas Copacabana promoverá o treinamento e intercâmbio de seus especialistas com a equipe do dr. Benedetto com o objetivo de trocar experiências e se especializar em hepatectomia com tecnologia robótica, ainda considerada uma técnica recente no Brasil.

A indicação de cirurgia robótica varia de acordo com cada caso, e apenas um médico especialista poderá determinar e realizar o procedimento. Para agendar uma consulta com um especialista

Agendar Consulta

Escrito por
ESL

Equipe São Lucas

Equipe São Lucas | Equipe São Lucas

Artigos Relacionados

Doenças do pancreas

Hepatologia

3 min

Conheça as doenças do pâncreas

hepatologista

Hepatologia

5 min

Hepatologista: O que trata e quando procurar

Especialista cuida da saúde do fígado e deve ser consultado regularmente.
Imunização e cuidado nas relações sexuais previnem hepatite B

Hepatologia

2 min

Imunização e cuidado nas relações sexuais previnem hepatite B

A doença é tratável, mas a prevenção deve ser a forma de combate mais importante
Nelson Rodrigues Filho respira com ajuda de aparelhos

Hepatologia

2 min

Laboratório dos Estados Unidos desenvolve fígado artificial

Órgão desempenhou funções hepáticas e prolongou a vida de camundongos
Ver mais artigos
Escrito por
ESL

Equipe São Lucas

Equipe São Lucas | Equipe São Lucas