Logon
Blog

Cirurgia robótica no combate ao câncer

Uso de robôs em procedimentos cirúrgicos permite mais segurança para o trabalho médico e maior conforto e agilidade na recuperação do paciente

​Entre os principais avanços tecnológicos aplicados na área médica das últimas décadas, é possível destacar a cirurgia robótica como um dos mais versáteis: ao mesmo tempo em que garante mais precisão para o trabalho médico, também torna o procedimento menos invasivoConversamos com o Dr. Fernando de Barros, coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do Hospital São Lucas, sobre como esse método pode ajudar no tratamento de pacientes com câncer. 

O que é cirurgia robótica?

O grande diferencial da cirurgia robótica é a possibilidade de realizar procedimentos muito complexos por meio de pequenas incisões abdominais ou torácicas. Com os braços do robô, os movimentos dos instrumentos cirúrgicos têm um grau de liberdade muito maior do que as pinças convencionais, pois o equipamento reduz bastante a possibilidade de tremores.

A plataforma robótica é aplicada em diversos tratamentos médicos, sendo a prostatectomia (procedimento cirúrgico de retirada da próstata) um dos mais populares. Além de auxiliar no combate ao câncer de próstata e nos desafios do combate ao câncer​, essa tecnologia também é utilizada em outros tratamentos oncológicos, como nas neoplasias dos aparelhos digestivo e ginecológico, no tórax e no câncer de pulmão. 

Como funciona a cirurgia robótica?

São várias as especialidades que fazem uso da robótica, uma vez que, com o auxílio de equipamentos, é possível realizar uma intervenção mais segura e precisa do que as técnicas tradicionais de cirurgia aberta e videolaparoscópica.

Por intermédio de uma câmera full HD, o robô fornece imagens tridimensionais com definições muito precisas de órgãos, vasos sanguíneos e linfonodos, que podem abrigar tumores cancerígenos já em estado de metástase. Nesses casos, é imprescindível visualizá-los e ressecá-los.

Aplicação da robótica em cirurgias bariátricas

Além do tratamento de neoplasmas, esse método também viabiliza cirurgias bariátricas mais seguras e confortáveis para o paciente. Isso porque o aparelho tem melhor acesso a cavidades abdominais mais estreitas.

“A cirurgia bariátrica tem sido o carro-chefe das cirurgias robóticas. Os pacientes com IMC maior que 50 ou com procedimentos bariátricos prévios e que precisam de uma cirurgia bariátrica de revisão são os mais beneficiados por essa tecnologia", diz o médico. 

Cirurgia robótica no Hospital São Lucas Copacabana

O HSL possui um centro de referência em treinamento para cirurgiões e um dos programas com o maior volume de cirurgias robóticas no estado do Rio de Janeiro. Aqui, utilizamos o robô Da Vinci, juntamente com o software Firefly, que permite avaliar a vascularização dos tecidos.

Seja qual for o quadro, é importante estar atento aos sintomas expressados pelo corpo e, ao menor sinal de qualquer alteração, buscar atendimento especializado. A equipe clínica do HSL é altamente capacitada e oferece o tratamento completo: do diagnóstico ao pós-cirúrgico, quando necessário. Para agendar uma consulta, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo número (21) 2545-4000.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .