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Como alcançar o equilíbrio emocional

Psicóloga traz orientações para quem está angustiado durante o isolamento social

Diante do aumento no número de pacientes com Covid-19, o isolamento social tornou-se uma das formas mais indicadas de prevenção à doença. Porém, muitas pessoas têm se sentido ansiosas com a permanência em casa. A boa notícia é que é possível driblar esse sentimento e alcançar a serenidade.

Segundo Neyla Lopes, psicóloga do Hospital São Lucas Copacabana, o equilíbrio emocional é a habilidade de lidar com os próprios sentimentos e utilizá-los na resolução dos desafios do dia a dia. Neste momento de incertezas, saber administrar as emoções pode evitar episódios de angústia, irritabilidade e ansiedade, que prejudicam tanto a saúde do corpo e da mente quanto as relações pessoais. Confira, a seguir, quatro dicas da psicóloga para buscar a tranquilidade.

1. Expresse suas emoções e reconheça seus sentimentos

“Demonstrar sentimentos não é sinal de fraqueza, mas de amadurecimento. Quando uma pessoa não extravasa o que sente, ela acaba atingindo seus limites emocionais”, explica a psicóloga.

2. Aceite o que não pode ser mudado, afinal, nem tudo na vida está sob controle

Remoer o que não pode ser mudado é um hábito que causa desgaste emocional. Segundo Neyla, aceitar o que não pode ser alterado é uma indicação de sabedoria, assim como direcionar as energias para melhorar o que é passível de mudança.

3. Pratique a empatia

Uma pessoa empática consegue ver o mundo através dos olhos do outro. Assim, ao exercitar a empatia, é possível compreender como as ações de um afetam o próximo.

4. Busque o autoconhecimento

“Muitas vezes, desconhecemos o motivo que nos leva a reações negativas, então, é necessário fazer algumas reflexões. ‘O que estou sentindo?’ ‘Por que estou reagindo assim?’ ‘O que faz com que eu perca o equilíbrio?’ são perguntas cujas respostas podem ajudar na tomada de decisões melhores na vida pessoal e profissional”, afirma Neyla.

O “sentir” é uma parte inevitável da vida humana, e ter total controle sobre os sentimentos pode ser uma tarefa audaciosa. A orientação da especialista é não se pressionar para atingir o equilíbrio emocional de imediato, mas procurar melhorar a cada dia. Caso alguém não se sinta apto a trabalhar as emoções sozinho neste momento, é possível procurar ajuda profissional on-line. 


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