Logon
Blog

Como manter a saúde durante o carnaval

Especialistas dão dicas sobre hidratação, alimentação e muito mais

​​​Enfim chegou a época mais esperada do ano: o carnaval. Afinal, quem não gosta de curtir os dias de folia com muita música animada, fantasias coloridas, desfiles e blocos pela cidade? A festa pode rolar o dia inteiro, mas se divertir com segurança é muito importante para conseguir acompanhar os seis dias de festa que vêm por aí. Para ajudar nessa missão, o time de especialistas do Hospital São Lucas Copacabana reuniu dicas valiosas para manter a saúde no meio da folia.

Mantenha-se hidratado

A desidratação é um dos problemas de saúde mais frequentes durante os dias quentes, que leva várias pessoas para a emergência. Segundo a dra. Teresa Navarro, coordenadora da Emergência do Hospital São Lucas Copacabana, beber água, sucos naturais e água de coco é uma maneira eficiente de manter o corpo hidratado, mas evite bebidas açucaradas, como refrigerantes.

Beba com moderação

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, bebidas alcoólicas não hidratam o corpo. Na verdade, elas contribuem para a desidratação, sobrecarregando o fígado. Caso se divertir com os amigos e a família dessa maneira esteja em seus planos, reduza o consumo das bebidas alcoólicas ou alterne-as com alimentos sólidos, priorizando sempre as opções saudáveis. E não esqueça: se beber não dirija!

Nada de copos de vidro!

Segundo o dr. Paulo Silveira, coordenador do Centro de Trauma do Hospital São Lucas Copacabana, o sangramento é uma das maiores causas de morte evitáveis por trauma. Quando o corpo perde sangue em pouco tempo, receber socorro especializado é essencial para salvar o paciente. Por isso, troque copos, talheres, pratos e outros acessórios de vidro pelas versões de plástico.

Escolha uma alimentação saudável

As altas temperaturas dificultam o bom funcionamento do corpo, deixando funções vitais, como a digestão dos alimentos, mais lentas do que o normal. Por isso, consumir muitos alimentos gordurosos ou açucarados durante o verão pode causar indigestão. Comprar produtos sem conhecer a procedência também pode aumentar as chances de infecção alimentar. A dica da dra. Teresa é lavar muito bem os alimentos antes de consumir e, sempre que possível, montar os lanches em casa e levá-los na bolsa.

Cuidado ao entrar no mar ou na piscina

O verão é a melhor época do ano para aproveitar as praias, mas atente-se para os avisos de correnteza e, caso não saiba nadar, é aconselhável não se aventurar a entrar demais na água para evitar afogamentos – uma das principais causas de morte por trauma no Brasil. O mesmo vale para a piscina: o dr. Paulo Silveira indica permanecer sempre em local seguro, principalmente se houver o consumo de bebidas alcoólicas.​


Veja mais