Logon
Blog

Como manter o diabetes controlado durante o Natal

Versões mais saudáveis dos pratos natalinos devem ser priorizadas

Além de ser um dia de confraternização e espiritualidade, o Natal também é conhecido por suas ceias repletas de pratos deliciosos e típicos da data. Porém, essa é uma época potencialmente perigosa para os diabéticos, que precisam cuidar muito bem da alimentação para manter a doença sob controle. Pensando nisso, os drs. Luciano Figueiredo Aguiar, Carolina Montresor e Renato Ribeiro, da Clínica Médica do Hospital São Lucas Copacabana, reuniram dicas valiosas para quem tem diabetes conseguir aproveitar a ocasião sem descuidar da saúde.

Para evitar os excessos de gordura e açúcar, principais fatores que influenciam no agravamento da doença, o paciente pode inovar nas receitas, substituindo certos ingredientes por suas versões light ou, no caso dos doces, trocando o açúcar por adoçante. Outra orientação é deixar de lado as frituras, como os bolinhos de bacalhau e as rabanadas, e optar por pratos cozidos, grelhados ou assados.

“Não precisa necessariamente cortar um ou mais pratos da ceia, é tudo uma questão de adaptação da composição nutricional da receita. Porém, mesmo que o alimento seja melhor para a saúde, é importante que o diabético não exagere nas porções”, concordam os médicos.

Outro obstáculo muito comum nas festas de fim de ano que pode atrapalhar a saúde de uma pessoa com diabetes é o álcool. Este, assim como os sucos calóricos e os refrigerantes nas versões normais, devem ser evitados ao máximo.

Para manter todos esses fatores sob controle e saber exatamente os componentes de cada receita é recomendado que a família ou o próprio paciente prepare os pratos ou a maior parte deles. Assim, com os devidos cuidados em relação às porções e aos ingredientes, fica mais fácil monitorar a dieta durante as festas. Os doutores também ressaltam a importância de o paciente não negligenciar o uso de seus medicamentos habituais, sobretudo nessa época, e da manutenção da prática de atividade física.​


Veja mais