Logon
Blog

Conheça os alimentos que ajudam a controlar o colesterol

Peixes e alimentos ricos em fibras são aliados no combate à doença

​Manter controlado o colesterol LDL – o temido colesterol ruim – é um desafio que requer mudanças dos hábitos alimentares e no estilo de vida para evitar o acúmulo de gorduras de artérias, que provocam o entupimento e dificultam o fluxo sanguíneo, podendo causar um infarto ou AVC.

A obesidade é um dos fatores relacionados ao colesterol alto, já que muitos alimentos consumidos são ricos em gordura e aumentam ainda mais a quantidade de placas gordurosas nas paredes das artérias. De acordo com o dr. Alexandre Rouge, coordenador da Cardiologia do Hospital São Lucas Copacabana, é recomendado para adultos manterem o colesterol LDL abaixo de 100 mg/dl de sangue. E o médico fala de como manter o colesterol controlado com uma alimentação saudável.

Alimentos que ajudam a controlar o colesterol:

Oleaginosas

As castanhas de caju, do Pará, nozes e amêndoas (mix de nuts) são ricas em ômegas (Ômegas 3, 6 e 9), conhecidos como as “gorduras do bem”. O ômega 3 é quase unanimidade em todas as oleaginosas e ajuda nosso organismo a utilizar a utilizar a gordura como fonte de energia e a diminuir as taxas do mau colesterol (LDL) e aumentar as do bom (HDL).

Peixes

Ótimas fontes de ômega 3, os peixes, se consumidos regularmente, diminuem o risco de doenças cardiovasculares, evitam a formação de coágulos sanguíneos e ajudam a controlar o colesterol.

Fibras

Uma alimentação rica em fibras também ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL. Comer alimentos com fibra diariamente, como frutas, legumes e verduras – principalmente as verdes escuras, como brócolis e espinafre –, também é uma ótima forma de suprir as necessidades diárias de vitaminas e minerais do organismo.

Azeite

Amado pelos brasileiros, o azeite age como um anti-inflamatório e tem propriedade que impedem a oxidação do colesterol, evitando a formação de placas de gorduras nas artérias. A melhor versão a ser consumida é a extra virgem, que pode acompanhar tanto saladas quanto legumes e carnes.

Para avaliar a melhor forma de inserir os alimentos ideais na rotina, assim como a quantidade ideal de consumo, é importante seguir um plano alimentar montado por um nutricionista.



Veja mais