Logon
Blog

Conheça os sintomas e como prevenir o câncer de cabeça e pescoço

A doença é uma das mais comuns na terceira idade

​O Julho Verde é o mês da conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço. Apesar de pouco conhecido, ele pode trazer complicações sérias para a saúde caso não seja tratado adequadamente. A boa notícia é que, quando diagnosticado em sua fase inicial, as chances de cura são grandes.

O nome pode estar no singular, mas o câncer de cabeça e pescoço é, na verdade, um conjunto de tumores que podem surgir na boca, na faringe, na laringe e em outros locais da cabeça e do pescoço – sendo o carcinoma epidermoide o tipo mais comum. Segundo o dr. Frederico Muller, oncologista do Hospital São Lucas Copacabana, os sinais de alerta chegam por meio de dor de garganta persistente, nódulos no pescoço, feridas na boca e na garganta que não cicatrizam e rouquidão duradoura. Caso esses sintomas não sejam curados em um período de 30 dias, é indicado que o paciente busque ajuda médica especializada.

“O estilo de vida é o principal fator de risco para a incidência do câncer de cabeça e pescoço. Pessoas que fumam, consomem muita bebida alcoólica, não usam preservativos durante as relações sexuais, não têm boa higiene bucal e não se vacinaram contra o papilomavírus humano (HPV) são as que mais têm chances de desenvolver a doença”, explica o médico.

Uma vez detectado, o câncer de cabeça e pescoço pode ser tratado de diversas formas, incluindo cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Dependendo do tamanho do tumor, do estágio da doença e do estado do paciente na hora do tratamento, o médico escolherá a melhor opção terapêutica. Quanto mais cedo a doença for detectada, maiores são as chances de cura, podendo chegar a 80%.

Para o dr. Frederico, a melhor forma de combater a doença é apostar na prevenção: ter relações sexuais com o uso de preservativos, vacinar-se contra o HPV durante a infância, não exagerar no consumo de bebida alcoólica e não fumar são as medidas mais eficazes para diminuir a incidência do câncer de cabeça e pescoço.​


Veja mais