Quando alguém fica doente com frequência, ouve-se que essa pessoa está “com a imunidade baixa”, já que o corpo dela está adoecendo muitas vezes. Quanto maior é a imunidade de uma pessoa, mais capacidade o organismo tem de se defender de vírus e bactérias, impedindo que as doenças se desenvolvam. Segundo o dr. João Merheb, nutrólogo do Hospital São Lucas Copacabana, apostar nos alimentos certos pode dar aquela turbinada nas defesas do corpo. Veja a seguir os melhores alimentos para aumentar a imunidade.
Óleo de coco
São muitos os benefícios do óleo de coco, como mostramos nesta matéria, em que falamos sobre seu uso por quem deseja emagrecer. Outra vantagem de seu consumo é a presença do ácido cáprico e do ácido láurico, que combatem fungos, vírus e bactérias e fortalecem a imunidade.
Frutas cítricas
Ingerir diversos alimentos ricos em vitamina C, poderoso antioxidante, melhora a resistência do organismo. São bons exemplos a laranja, o kiwi e o limão.
Gengibre
Além de ter uma grande quantidade de vitaminas B6 e C, o gengibre, que é termogênico, tem ação bactericida, que elimina as possíveis causas de doenças antes que elas se desenvolvam.
Vegetais verde-escuros
O ácido fólico, presente na grande maioria dos vegetais verde-escuros, como a couve, os brócolis e o espinafre, ajuda na formação de novos glóbulos brancos, que atuam na defesa do organismo.
Própolis
Além de conter proteínas que regulam o sistema imunológico, o própolis também tem benefícios antivirais e antibacterianos, assim como incentiva a produção de citocinas – que melhoram o sistema imunológico.