Logon
Blog

Contato com a natureza aumenta sensação de bem-estar

Conheça os principais benefícios para a saúde do corpo e da mente

Quando se pensa em um lugar paradisíaco para recarregar as energias, um dos primeiros cenários imaginados envolve lugares com muita natureza. Porém, indo além de encantar os olhos e garantir lindas fotos, você sabia que aproveitar esses lugares pode fazer muito bem para a saúde do corpo e da alma?

Estar em meio à natureza é sinônimo de mais relaxamento. Segundo o dr. Christian Roderjan, coordenador médico das UTIs Clínicas do Hospital São Lucas Copacabana, cercar-se de elementos que trazem a sensação de conforto, como o cheiro de terra molhada e o vento batendo nas árvores, traz benefícios para a saúde física e mental, contribuindo para a diminuição do estresse e o controle da pressão alta, entre muitas outras vantagens.

“Outra melhoria significativa que percebemos é a preservação da concentração e da memória nas pessoas que têm costume de estar em ambientes arborizados ou com a presença de outros elementos naturais. Em um lugar como esse, o corpo diminui os níveis de tensão e a mente consegue focar em outras funções, como reter informações aprendidas recentemente”, explica o especialista. Foi o que um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, constatou ao fazer um teste com dois grupos de estudantes, em que um deles pôde ficar ao ar livre, o que resultou no aumento de 20% da memorização de dados dos integrantes desse grupo.

As boas influências do contato com a natureza também são sentidas pelas crianças. Elas têm a chance de aprender desde cedo a cuidar do meio ambiente e dos animais e melhoram sua habilidade de socializar com o mundo a seu redor, além disso, conseguem desenvolver melhor sua capacidade motora. Segundo um estudo realizado em duas escolas de Taiwan, estimular a prática de atividades na natureza também contribuiu para a preservação da visão dos pequenos: observou-se que os alunos que ficavam ao ar livre desenvolveram menos casos de miopia em relação aos demais.

“Ambientes hospitalares frequentemente trazem mais inquietação e ansiedade para os pacientes, principalmente aos que ficam internados. Sabendo dos benefícios do contato com a natureza e pensando na melhor recuperação deles e no bem-estar diário de familiares e colaboradores, o Hospital São Lucas Copacabana cultiva uma grande área verde para que as pessoas possam aproveitar a beleza natural”, afirma o dr. Christian. 


Veja mais