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Cuidados com a saúde durante o verão

Altas temperaturas pedem atenção especial na hora de se divertir

Todo início de ano é uma ótima época para os brasileiros aproveitarem o verão, o sol e as praias para se divertirem. Porém, diante de uma estação com altas temperaturas, é preciso ter um cuidado a mais na hora de aproveitar alguns dos dias mais quentes do ano.

Segundo a dra. Teresa Navarro, coordenadora da Emergência do Hospital São Lucas Copacabana, o fator principal do verão que pode ameaçar a saúde é a desidratação – quando o corpo perde mais água do que recebe, ou seja, como o organismo precisa manter sua temperatura interna e o volume de transpiração é maior nos dias mais quentes, gerando, consequentemente, perda maior de água.

“A desidratação pode causar desde mal-estar e desmaio até um colapso do organismo. Para evitar que isso aconteça, é preciso beber ao menos dois litros d’água, água de coco ou sucos naturais por dia e evitar ao máximo os refrigerantes e bebidas açucaradas. Os idosos e as crianças devem ser estimulados a se hidratarem ao longo do dia, já que podem se esquecer de repor líquidos”, explica a médica.

Outra preocupação da época é a insolação. Quando o corpo fica muito tempo exposto ao sol em dias muito quentes, os raios solares podem causar desde tontura, vômito e confusão mental até desidratação e queimaduras. Evitar ambientes muito quentes entre 10h e 16h, passar protetor solar – e reaplicá-lo a cada duas horas –, usar óculos escuros e chapéus e optar por roupas mais frescas são as melhores formas de prevenir esse quadro.

“As intoxicações alimentares também são muito comuns no verão. Elas acontecem porque o calor acelera o processo de amadurecimento dos alimentos e, às vezes, a pessoa não percebe que a comida já está passada. Frutos do mar e opções muito condimentadas, como maionese e molhos, e pesadas, como fast-foods, costumam ser os principais causadores desse problema”, afirma a dra. Teresa.

Para evitar essa situação, é indicado optar por uma alimentação saudável no verão, com frutas, legumes, verduras e carnes magras, como frango e peixe. Escolher um local de confiança onde almoçar e jantar ou preparar a própria comida em casa, sempre higienizando bem os alimentos, são as principais dicas para evitar a contaminação e intoxicação.


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