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Cuidados com a saúde e o bem-estar na primavera

Grande quantidade de bons alimentos e clima ameno fortalecem o organismo

​O dia 23 de setembro marca o início da primavera no hemisfério sul, uma das épocas mais agradáveis e favoráveis para os cuidados com a saúde. Apesar de ser conhecida como a estação das flores, ela também oferece muitas frutas, verduras e legumes, além de um clima ameno que convida para os passeios ao ar livre.

Segundo o dr. Luciano de Figueiredo, do Serviço de Clínica Médica do Hospital São Lucas Copacabana, os dias ensolarados que caracterizam a maior parte da primavera são ideais para a prática de exercícios físicos fora de ambientes fechados, como caminhar ou andar de bicicleta. Porém, como a estação é marcada pelo desabrochar de muitas flores, pessoas alérgicas a pólen devem ter cuidado na hora de sair de casa.

“É comum que a primavera tenha oscilações de temperatura, que aumentam os casos de alergia, como a rinite e a sinusite, e a conjuntivite. É muito importante prestar atenção nessa mudança de tempo e sempre deixar um casaco na bolsa, caso o dia fique mais frio”, indica o médico.

Consumir alimentos saudáveis também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, e a primavera é uma estação rica em frutas, verduras e legumes repletos de vitaminas e minerais – que, por serem mais fáceis de encontrar, também ficam mais baratos. Cenoura, beterraba, tomate e pimentão amarelo estão entre os legumes preferidos da época; já entre as verduras estão os brócolis, a rúcula e o agrião.

“As melhores frutas a serem consumidas na primavera são a manga, o pêssego, o abacaxi, o mamão e o morango, todos com diversas vitaminas importantes para a manutenção da saúde e o bom funcionamento do organismo”, afirma o dr. Luciano. Elas podem ser ingeridas em pedaços, em forma de suco, como parte de uma salada ou incrementando a vitamina.

Uma dica importante é consumir diversas frutas, legumes e verduras e compor porções de almoço, jantar e lanche bem coloridas. Aliada à boa alimentação, a prática de exercícios físicos também deve fazer parte da rotina, de preferência ao ar livre, para aproveitar toda a beleza da primavera, mas cuidando da hidratação durante os exercícios e da proteção da pele com o uso do protetor solar.​


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