Logo

Nutrição

3 minutos de leitura

Descubra seis benefícios incríveis para a saúde que uma dieta rica em fibras proporciona

Muito se ouve falar na importância desse carboidrato não digerível para o corpo humano. Mas você sabe o que isso significa de fato?
ESL
Equipe São Lucas - Equipe São Lucas - Equipe São LucasAtualizado em 17/01/2024
Descubra seis benefícios incríveis para a saúde que uma dieta rica em fibras proporciona

As fibras são carboidratos não absorvíveis, ou seja, substâncias que nosso corpo não consegue digerir, por não possuirmos enzimas para essa função específica. Apesar de serem extremamente importantes para o funcionamento do intestino, poucas pessoas conhecem seus benefícios para a saúde.

Neste texto, a nutricionista Glauce Pereira, coordenadora da Nutrição no Hospital São Lucas Copacabana, explica o que esses componentes provocam no organismo e como podem ser extremamente saudáveis.

As vantagens de uma dieta rica em fibras

  1. Reduz o colesterol A fibra solúvel possui a capacidade superimportante de diminuir os níveis do colesterol ruim - o LDL - , que pode “grudar” nas paredes das artérias, formando trombos. Esses trombos podem obstruir o fluxo sanguíneo e causar infarto do miocárdio ou derrames. A fibra solúvel se liga ao colesterol, reduzindo, assim, sua absorção pelos intestinos.

  2. Ajuda a evitar o diabetes Quantidades suficientes de fibras fazem com que o açúcar entre na corrente sanguínea de uma forma mais lenta, o que diminui as demandas de insulina, resultando no controle da glicemia. Como consequência, a longo prazo, contribui para a redução do risco de desenvolver diabetes.

  3. Previne a formação de pedras nos rins e na vesícula O retardo da absorção de açúcar – que explicamos anteriormente – também resulta na prevenção do surgimento de cálculos biliares ou renais, afinal, picos de insulina podem contribuir para a promoção desse tipo de complicação.

  4. Melhora da saúde digestiva Você já percebeu que uma dieta rica em fibras ajuda o aparelho digestivo a funcionar mais eficientemente, não é? Isso significa que seu cólon se mantém saudável, o que ajuda a evitar condições como a síndrome do intestino irritável e a inflamação de pólipos no local (diverticulite). A longo prazo, podem até mesmo ajudar a proteger contra o câncer de cólon.

  5. Colabora com o gerenciamento do peso Fibras são aliadas indispensáveis na diminuição (ou manutenção) dos números da balança. Alimentos ricos em fibras levam mais tempo para ser mastigados, o que provoca a saciedade mais rápido. Os componentes em questão também ajudam a manter essa sensação de plena satisfação do apetite por mais tempo. Ou seja, você se sente mais cheio, com menos calorias (afinal, a fibra não pode ser digerida) e por mais tempo!

  6. Evita a prisão de ventre Uma das funções clássicas das fibras é aumentar a frequência das idas ao banheiro. Isso porque elas são responsáveis por dar peso e consistência ao bolo fecal. Ao reter líquido, ainda conferem maciez às fezes, facilitando sua eliminação. Mas para que elas realmente cumpram esse papel, é primordial se hidratar bem. “Se não houver a ingestão de uma quantidade suficiente de água, as fibras promovem o efeito inverso, isto é, prendem o intestino”, ressalta a nutricionista Glauce Pereira.

Priorize mais fibras na dieta Essa tarefa é bem mais fácil do que parece. Cereais pela manhã são um bom começo. Depois, que tal substituir o pão branco pelo integral e, no almoço, o arroz branco por integral? Sem faltar, claro, a principal fonte de fibras dos brasileiros: o feijão. Para o lanche da tarde, troque doces por frutas, frituras por vegetais.

Uma sugestão: comece a consumir frutas preferencialmente com casca (lavadas e bem higienizadas!). Boa parte das fibras das frutas se concentra nas cascas. Seguindo esses passos, é possível promover um bem imenso ao sistema digestivo.

Agendar Consulta

Escrito por
ESL

Equipe São Lucas

Equipe São Lucas | Equipe São Lucas

Artigos Relacionados

Alimentos que ajudam na desintoxicação do fígado

Nutrição

3 min

10 alimentos que ajudam na desintoxicação do fígado

Conheça 10 alimentos que ajudam na desintoxicação do fígado. Alho, nozes e repolho trazem benefícios para o órgão.
Cinco alimentos usados para a prevenção de doenças crônicas

Nutrição

2 min

Cinco alimentos usados para a prevenção de doenças crônicas

rutas, legumes e vegetais certos são a chave para um organismo mais saudável
Os benefícios dos principais alimentos da ceia de Natal

Nutrição

2 min

Os benefícios dos principais alimentos da ceia de Natal

Confira o bem que o tender, a lentilha e outras comidas típicas da época podem fazer à saúde
Conheça os alimentos que combatem a ansiedade

Nutrição

2 min

Conheça os alimentos que combatem a ansiedade

Espinafre, castanha-de-caju e ovo aliviam a condição
Ver mais artigos
Escrito por
ESL

Equipe São Lucas

Equipe São Lucas | Equipe São Lucas