Andar de bicicleta é um hábito que está mudando a vida de muitas pessoas. Além de ser uma alternativa para o tráfego de veículos, muito intenso nas principais cidades do país, essa atividade também ajuda a manter a saúde. Confira a seguir uma lista com dez ciclovias para pedalar tranquilo no Rio de Janeiro.
Na Zona Sul
Do Leme ao Centro: chamada de ciclovia Mané Garrincha, ela passa pela Av. Princesa Isabel, em Copacabana, e vai até a Av. Lauro Sodré e a Rua General Severiano, em Botafogo. Depois de contornar a enseada do bairro, ela continua pelo Flamengo, indo pelo aterro e pelo Parque do Flamengo.
De Laranjeiras a Botafogo: conhecida como Tricolor, essa ciclovia liga a Praia de Botafogo, pela Rua Farani, a Laranjeiras, na altura da sede social do Fluminense.
De Copacabana a Ipanema: batizada de João Saldanha, é o trecho que interliga a ciclovia da orla de Copacabana com a de Ipanema. É uma pequena parte do Arpoador, seguindo pela Rua Francisco Otaviano.
Da Lagoa Rodrigo de Freitas: uma das ciclovias mais famosas da cidade, contorna a Lagoa e segue pelas Avenidas Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros.
Da Praia de São Conrado: essa pista corre ao longo do calçadão da praia, indo de um extremo ao outro pela Av. Prefeito Mendes de Morais.
Na Zona Oeste
Da Orla da Barra da Tijuca: é uma das maiores ciclovias do Rio – corre ao longo da orla e da Praia da Barra da Tijuca pela Av. Lúcio Costa e Av. do Pepê.
Da Orla do Recreio dos Bandeirantes ao Pontal: segue ao longo da Praia do Recreio dos Bandeirantes, passa pelo Pontal, em uma parte demarcada por uma grande pedra em um dos extremos da praia, e depois segue pela Praia do Pontal até a Praia da Macumba.
Eco-Orla: essa ciclovia, entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes, segue pela Av. Lúcio Costa no trecho da reserva ecológica da Lagoa de Marapendi.
Na Zona Norte
Da Floresta da Tijuca: as ciclovias da Floresta da Tijuca, que sobem o Alto da Boa Vista, são demarcadas por faixas amarelas por serem compartilhadas com pedestres e corredores. O trajeto segue pela Estrada da Cascatinha, Estrada do Imperador, Estrada D. Pedro Augusto, Estrada Major Archer, Estrada Barão de Escragnolle e Estrada Visconde do Bom Retiro.
Do Maracanã: quem nunca passou pelo Maracanã e viu várias pessoas pedalando? O também chamado Estádio Mário Filho possui uma ciclovia ao redor, tendo como referências as Av. Prof. Eurico Rabelo, a Av. Presidente Castelo Branco e a Rua Mata Machado.
Reduzir o colesterol, regular a pressão arterial, eliminar toxinas do corpo e melhorar a circulação sanguínea são alguns dos benefícios da prática da pedalada. Andar de bicicleta também é uma ótima fonte de liberação de endorfina e serotonina, hormônios que trazem a sensação de felicidade.