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Dieta a base de vegetais pode ajudar a evitar o diabetes tipo 2

Estudo realizado pela Universidade de Harvard contou com mais de 300 mil voluntários

​Os vegetarianos e veganos já podem comemorar: uma série de estudos recentes feitos pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, constatou que dietas ricas em vegetais diminuem consideravelmente as chances de desenvolvimento do diabetes tipo 2 a longo prazo.

Baseada em nove estudos anteriores, que contaram com a observação de mais de 300 mil voluntários que adotavam dietas baseadas em vegetais por vários anos, a pesquisa trouxe novos olhares para as estatísticas sobre a doença. Anteriormente, os cientistas já sabiam que uma alimentação composta predominantemente por plantas, ainda que com a presença de alguns derivados de animais, poderia reduzir os riscos de diabetes tipo 2 em 23%. Já para os que se alimentavam exclusivamente de vegetais, a redução desses riscos sobe para 30%.

Segundo a dra. Luciana El-Kadre, coordenadora do Centro de Diabetes e Obesidade do Hospital São Lucas Copacabana, a explicação desse fenômeno está associada ao consumo dos ditos alimentos in natura. Uma dieta que exclui alimentos processados e ultraprocessados traz para o organismo mais nutrientes. Além disso, a maioria dos adeptos do veganismo não consomem carnes vermelhas e embutidos, e esses alimentos, quando ingeridos exageradamente, aumentam as chances de desenvolvimento do diabetes. Alimentos à base de plantas melhoram a sensibilidade à insulina e a pressão sanguínea, além de aliviarem a inflamação do corpo.

“Os vegetais também são eficazes no controle da pressão arterial e estimulam a sensibilidade das células à insulina, que regula o açúcar no organismo, responsável pelo desenvolvimento da doença quando em mau funcionamento”, complementa a dra. El-Kadre.

Apesar dos diversos benefícios da alimentação baseada em vegetais in natura, vale ressaltar que o estudo também demonstra que pequenas mudanças na dieta já ocasionam benefícios. Existem também alimentos de origem animal, como peixe e iogurte, que podem ajudar na prevenção do diabetes e de outras doenças crônicas.



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