Logon
Blog

Divertir-se no carnaval faz bem a saúde

Confira as cinco festas mais animadas do Brasil

​E chegou uma das épocas mais amadas pelos brasileiros: o carnaval. São seis dias de muita festa, animação e oportunidades de se divertir, seja com os amigos, seja com a família. Porque é um feriado que rola em todo o país – neste ano, vai de 1º a 6 de março – cada região tratou de dar seu toque especial à celebração, oferecendo ao povo festas inesquecíveis, que dão aquele ânimo tão necessário para a saúde mental. Confira a seguir os cinco carnavais mais animados do Brasil e escolha seu próximo destino para a folia!

Florianópolis: quem já passou o feriado em Florianópolis (SC) sabe que curtir as belas praias da região e festejar nos blocos de rua é uma das melhores combinações que o carnaval brasileiro poderia oferecer. Desfiles de escolas de samba e festas na praia dão aquele toque especial à curtição.

Olinda: com destaque para o frevo, o carnaval de Olinda (PE) é um dos mais folclóricos do país, com muita dança de afoxé e maracatu. Com seus encantos provenientes das tradições de Pernambuco, as festas dessa cidade são ideais para quem quer viver o “carnaval raiz”, com uma completa imersão na cultura local. Não se esqueça de brincar com as icônicas sombrinhas de frevo!

Ouro Preto: um dos principais destinos brasileiros para o público jovem, Ouro Preto (MG) une patrimônios históricos, blocos de rua e todo o gás das repúblicas estudantis, que costumam promover festas bem animadas. Para quem não quer se cansar tanto, alternar os blocos com os passeios turísticos é uma ótima forma de aproveitar Ouro Preto.

Rio de Janeiro: um dos mais famosos do mundo, o carnaval no Rio de Janeiro (RJ) é reverenciado até mesmo fora do país. Além de seu tradicional desfile das escolas de samba, os cariocas também se divertem em milhares de blocos de todos os tamanhos, que saem pela cidade agitando todos os dias de carnaval. Destaque para as festas no Centro da cidade, em Santa Teresa, em Ipanema e em Copacabana.

Salvador: quem nunca ouviu falar do agito que é o carnaval de Salvador (BA)? Berço do axé, Salvador oferece um dos carnavais de rua mais animados do Brasil e é o ideal para quem tem disposição para curtir o dia inteiro. Quem pretende festejar ao máximo este ano já pode chegar ainda em fevereiro, mas o destaque são os trios elétricos durante os dias oficiais de carnaval.

Por causa das grandes aglomerações de foliões no carnaval, podem ocorrer episódios de falta de ar e tontura, principalmente em dias muito quentes. Para que o mal-estar não pare a diversão, aqui vão algumas dicas essenciais:

1. Beba bastante água para manter o corpo sempre hidratado e evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas (que aceleram a desidratação).

2. Opte por alimentos saudáveis durante os dias de festa, para que não acabe pesando no estômago. Sanduíches naturais, saladas e opções leves podem entrar no lugar do fast-food, assim como as frutas são uma ótima substituição para os doces.

3. No calor, o corpo precisa trabalhar mais para manter a temperatura interna e acaba transpirando mais do que o normal. Escolha roupas leves e deixe o corpo respirar.

4. Não se esqueça de passar protetor solar antes de sair de casa e durante as festas. Se precisar, leve também um chapéu para proteger a cabeça do sol. Bom carnaval!



Veja mais