Logon
Blog

Dor no peito: entenda o que pode ser e quando ir ao pronto-socorro

Desconforto pode ser alerta para diversas condições, incluindo problemas no pulmão e no coração

​​A dor no peito é o sintoma mais conhecido de infarto. Apesar de nem sempre ser desencadeada por alguma alteração no coração, ela assusta e deve ser valorizada. Outras causas de dor no peito:

  • ​dor muscular;

  • inflamação ou pedra na vesícula;

  • alterações nos pulmões;

  • refluxo gastroesofágico;

  • ​ansiedade e estresse.


 

Como saber se a dor é no coração?

Nem toda dor no peito é sinal de infarto, mas precisa ser investigada. Devemos sempre suspeitar de que ela é de origem cardíaca quando a dor se apresentar como pressão ou pontada e vier acompanhada de outros sintomas característicos. 

Quais são os sintomas de um infarto?

O ataque cardíaco é resultado da obstrução das artérias do coração. O sinal mais comum da condição é a dor no meio do peito, em forma de pressão, relacionada com esforço físico e/ou estresse. Também pode causar formigamento nos braços e na mandíbula; suor frio; náuseas; vômito; tosse seca; falta de ar; desmaio; tontura; fraqueza e palpitações. Nas mulheres, os sintomas variam mais e as dores podem ser descritas como queimação ou pontadas na região do tórax.
 
Quando a dor no peito pode ser por ansiedade ou ataque de pânico?

A ansiedade é um transtorno psicológico marcado pela preocupação constante de que algo dê errado. Tanto nas crises de ansiedade quanto nos ataques de pânico e até mesmo na síndrome de burnout, o corpo assume uma postura defensiva que resulta em sintomas como dor no peito. Na dúvida, o ideal é sempre procurar por atendimento médico.

Quando devo ir ao pronto-socorro?

Em situações de infarto, o atendimento emergencial é essencial para diminuir as chances de sequelas. Caso você tenha os sintomas ou suspeite de que outra pessoa esteja sofrendo um ataque cardíaco, procure imediatamente um serviço de emergência.
Consultar um médico regularmente e estar em dia com os exames periódicos ajuda a prevenir doenças cardíacas e vários outros quadros. O Hospital São Lucas Copacabana conta com equipamentos de última geração e corpo clínico experiente para atender desde os casos mais simples até aqueles de alta complexidade. Para agendar uma consulta, entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo número (21) 2545-4000.​

Veja mais