Logo

Saúde

3 minutos de leitura

Dosagem de creatinina: o que é e qual sua relação com as doenças renais?

Por meio de um exame chamado dosagem de creatinina, é possível diagnosticar a DRC. Saiba mais.
PR
Dr. Pedro Tulio Rocha - Nefrologista - MédicoAtualizado em 17/01/2024
Dosagem de creatinina: o que é e qual sua relação com as doenças renais?

Incentivado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), o Dia Mundial do Rim é celebrado sempre na segunda quinta-feira de março e tem o objetivo de conscientizar a população das doenças renais, assim como incentivar medidas de prevenção e diagnóstico precoce.

Segundo a SBN, a doença renal crônica (DRC) acomete mais de 10 milhões de pessoas no mundo. Por meio de um exame chamado dosagem de creatinina, é possível diagnosticar essa alteração e até mesmo rastreá-la precocemente. O Dr. Pedro Túlio, nefrologista do Hospital São Lucas Copacabana, explicará do que se trata esse método de análise.

O que é creatinina?

O papel dos rins é filtrar o sangue a fim de eliminar toxinas, regular sua formação bem como a dos ossos, controlar a pressão arterial e balancear os líquidos do corpo. Levando em conta a importância dessas funções, um quadro de falência renal pode significar danos também em outros órgãos. Infelizmente, a maioria das doenças desse tipo são descobertas tardiamente, quando o órgão já está severamente comprometido.

O método mais comum para check-up é o exame de sangue, que permite avaliar diversos aspectos do organismo, incluindo a dosagem de creatinina, que é uma substância muscular presente na corrente sanguínea. Ela quebra uma proteína chamada fosfocreatina e produz a energia usada na contração muscular. Depois de todo o processo, a creatinina é excretada pela urina. Desse modo, quando há alguma disfunção nos rins, ocorre a concentração dessa substância na corrente sanguínea, e quanto maior esse volume, mais grave é a insuficiência renal.

Que doenças a dosagem de creatinina pode diagnosticar?

Quem nunca recebeu os resultados de um exame e tentou interpretar as informações lá contidas? No caso da creatinina, os valores de referência variam de acordo com a idade e o sexo, sendo:

  • recém-nascidos – de 0,60 a 1,30 mg/dL;
  • bebês entre 1 e 6 meses – de 0,40 a 0,60 mg/dL;
  • crianças e adolescentes (1 a 18 anos) – de 0,40 a 0,90 mg/dL;
  • mulheres – de 0,60 a 1,2 mg/dL;
  • homens – de 0,70 a 1,3 mg/dL.

Quanto às alterações detectáveis por meio dessa análise, o Dr. Pedro explica que a creatinina pode diagnosticar acometimento renal causado por doenças comuns entre a população brasileira, como hipertensão e diabetes. Outros exames importantes para o diagnóstico de disfunções renais são o de urina e a ultrassonografia dos rins.

Não deixe de levar os resultados para seu médico, pois, uma vez confirmada a concentração dos níveis de creatinina, o próximo passo é descobrir o que está causando essa alteração.

Hospital São Lucas Copacabana: qualidade e bem-estar durante o tratamento de doenças renais

“A equipe altamente especializada do São Lucas Copacabana é composta por cinco nefrologistas, e, além de ser o maior centro de transplante de doador vivo no Rio de Janeiro, tem disponível a hemodiafiltração – remoção das toxinas existentes no organismo do paciente em quantidade superior à hemodiálise – para pacientes renais crônicos, na Gávea", conclui o especialista.

No Hospital São Lucas, em Copacabana, e no Centro Médico São Lucas, na Gávea, os pacientes encontram especialistas clínicos e cirurgiões dedicados ao diagnóstico e tratamento de quadros que comprometem as funções renais. Para saber mais ou marcar sua consulta, entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo número (21) 2545-4000 (opção 2).

Agendar consulta

Escrito por
PR

Dr. Pedro Tulio Rocha

Nefrologista | Médico

Artigos Relacionados

Saúde

4 min

Luxação: o que é, sintomas e o que fazer

O primeiro passo no tratamento da condição é ir para uma emergência ortopédica para reduzir a articulação
Ressonância magnética: como é feito o exame e para que serve?

Saúde

3 min

Ressonância magnética: como é feito o exame e para que serve?

Procedimento permite análise detalhada de estruturas corporais pela radiofrequência
Entenda o que é endoscopia digestiva alta

Saúde

3 min

Entenda o que é endoscopia digestiva alta

Exame é capaz de detectar doenças que afetam o sistema digestivo
Síndrome de burnout: quais sintomas e tratamentos?

Saúde

3 min

Síndrome de burnout: quais sintomas e tratamentos?

Estafa mental e física é causada por excesso de trabalho e pode ser confundida com estresse ou depressão.
Ver mais artigos
Escrito por
PR

Dr. Pedro Tulio Rocha

Nefrologista | Médico