Logo

Saúde

2 minutos de leitura

Hábitos que ajudam a ter mais disposição no dia a dia

Veja dicas para viver uma vida mais plena e satisfatória
TN
Dra. Teresa Navarro - - - MédicaAtualizado em 21/12/2023
Hábitos que ajudam a ter mais disposição no dia a dia

Pode não parecer, mas os pequenos gestos fazem toda a diferença na hora de viver um dia mais leve, divertido e de qualidade, deixando o esgotamento de lado. A longo prazo, os bons hábitos melhoram aspectos importantes da saúde, afastando a indisposição, o cansaço crônico e o mau humor. Pensando nisso, a dra. Teresa Navarro, chefe da Emergência do Hospital São Lucas Copacabana, reuniu 5 hábitos e dicas que ajudam a ter mais disposição no dia a dia.

1- Aposte em um sono de qualidade

Dormir bem durante a noite, garantindo um sono tranquilo, é essencial para que o despertar na manhã seguinte seja prazeroso e cheio de energia. Aliás, ter boas noites de sono consecutivas é um dos segredos para viver por mais tempo, segundo um estudo da American Academy of Sleep. Segundo a dra. Teresa, dormir por sete ou oito horas por noite é o ideal.

2- Exercite-se com regularidade

O sedentarismo é um vilão silencioso que pode trazer muitas complicações para a saúde, principalmente as doenças cardiovasculares. Além disso, quem se exercita com frequência também fica bem longe de hipertensão, diabetes e obesidade, outros males que complicam o dia a dia. Pode ser uma simples caminhada pela manhã, a prática de um esporte ou uma série na academia, o importante é praticar exercício físico ao menos três vezes na semana. O ideal é que os exercícios passem a fazer parte de um estilo de vida saudável.

3- Investir em alimentação saudável

Conhece a frase “Você é o que você come”? Ela é a mais pura verdade. Muitos sintomas e condições de saúde podem ser amenizadas, ou até mesmo curadas, através de uma alimentação equilibrada e pensada especialmente para cada necessidade. Na hora de comer, invista sempre em verduras, legumes e folhas, principalmente as verde-escuras. Porém, é sempre bom lembrar que regimes restritivos demais não são bem-vindos: o ideal é procurar um nutricionista ou nutrólogo que, depois de uma avaliação, definirá a melhor forma de alimentação para cada pessoa.

4- Aproxime-se mais das pessoas

Ninguém consegue ser feliz sozinho, não é mesmo? Por mais que algumas pessoas gostem de ficar um tempo solitárias, curtindo a própria casa, é sempre bom mudar a rotina e encontrar a família e os amigos sempre que possível. Para a dra. Teresa, socializar e se alegrar com as pessoas ao seu redor ajuda a prolongar a longevidade, além de aliviar o estresse e melhorar a qualidade de vida. Ou seja, socializar significa mais saúde, disposição e jovialidade.

5- Desestresse

O estresse pode ser o catalizador de muitos malefícios que atingem o organismo, como a compulsão por comida, as dores de cabeça, a queda de cabelo e outros sintomas que afetam diretamente a autoestima, as relações sociais e a produtividade no trabalho. Para afastar esses males, que tal adotar um estilo de vida mais leve, com um pouco menos de cobranças e mais momentos de diversão e tranquilidade? Outro benefício: quanto menos estresse, menos chances de sobrecarregar o coração e desenvolver doenças cardíacas!

Escrito por
TN

Dra. Teresa Navarro

- | Médica

Artigos Relacionados

Saúde

4 min

Luxação: o que é, sintomas e o que fazer

O primeiro passo no tratamento da condição é ir para uma emergência ortopédica para reduzir a articulação
Ressonância magnética: como é feito o exame e para que serve?

Saúde

3 min

Ressonância magnética: como é feito o exame e para que serve?

Procedimento permite análise detalhada de estruturas corporais pela radiofrequência
Entenda o que é endoscopia digestiva alta

Saúde

3 min

Entenda o que é endoscopia digestiva alta

Exame é capaz de detectar doenças que afetam o sistema digestivo
Síndrome de burnout: quais sintomas e tratamentos?

Saúde

3 min

Síndrome de burnout: quais sintomas e tratamentos?

Estafa mental e física é causada por excesso de trabalho e pode ser confundida com estresse ou depressão.
Ver mais artigos
Escrito por
TN

Dra. Teresa Navarro

- | Médica