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Hábitos saudáveis ajudam a controlar a pressão arterial

Confira cinco dicas para evitar a hipertensão

Uma a cada cinco pessoas sofre com hipertensão arterial, ou seja, possui a famosa pressão alta, quando os índices de pressão arterial estão maiores do que 14 por 9. A hipertensão é fator de risco importante para o desenvolvimento de doenças cardíacas como AVC e infarto.

O controle da pressão arterial começa por um bom acompanhamento médico, o que inclui consultar-se periodicamente com um cardiologista e fazer os exames de rotina, que ajudam a manter os níveis de pressão normalizados. Além do cuidado nos consultórios, há outros mecanismos de controle da pressão arterial que podem ser adotados em casa.

Segundo o dr. Alexandre Rouge, coordenador da Cardiologia do Hospital São Lucas Copacabana, o primeiro passo é adotar um estilo de vida mais saudável. Para isso, o médico elegeu as cinco atitudes mais importantes para evitar a pressão alta.

  1. Alimentar-se bem / Fazer uma reeducação alimentar

A prevenção da hipertensão começa por uma dieta balanceada. Evite consumir alimentos gordurosos, processados e excesso de sal e diminua a ingestão de açúcar. Uma dieta saudável e balanceada, com verduras, legumes, frutas e carnes magras, ajuda na manutenção de um peso adequado e na redução de gorduras e da pressão arterial.

  1. Fazer exercícios físicos regularmente

Uma simples caminhada, de pelo menos 20 minutos, de três a cinco vezes por semana, já ajuda bastante a controlar a pressão alta. Associar a boa alimentação às atividades físicas ajuda a controlar o peso e a manter o coração saudável.

  1. Evitar bebidas alcoólicas

O uso excessivo e regular de bebidas com álcool pode causar complicações quando associado aos efeitos dos medicamentos para controlar a pressão alta e interferir no adequado funcionamento do organismo.

  1. Parar de fumar

O tabagismo é o pior agravante não só para a hipertensão arterial sistêmica, mas para as principais doenças cardiovasculares responsáveis por um alto risco de morte e/ou eventos. Por isso, a orientação é largar o cigarro.

  1. Evitar o estresse

Fortes emoções e situações de estresse favorecem o aumento da pressão arterial. Evite a sobrecarga emocional sempre que possível e mantenha o coração tranquilo.

“A hipertensão arterial sistêmica pode acometer indivíduos com disfunção genética ou que possuam fatores de risco para doenças cardiovasculares, como a obesidade, entretanto, também pode ser gerada por hábitos nada saudáveis, como o sedentarismo.  Por isso, é necessário mudar o estilo de vida e controlar regularmente a pressão arterial, aferindo seus níveis tensionais, já que a grande maioria dos pacientes nem ao menos sabe que é hipertenso”, aconselha o cardiologista Alexandre Rouge.


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