Logo

Saúde

2 minutos de leitura

Imunoterapia o tratamento mais promissor para o câncer

As descobertas na área de imunoterapia vêm revolucionando a forma como os especialistas encaram as possibilidades de tratamento do câncer
ESL
Equipe São Lucas - Equipe São Lucas - Equipe São LucasAtualizado em 21/12/2023
Imunoterapia o tratamento mais promissor para o câncer

Este ano, o assunto ganhou ainda mais destaque quando os imunologistas James P. Allison e Tasuku Honjo ganharam o prêmio Nobel de Medicina, fortalecendo a técnica como uma das mais indicadas para se considerar com a doença.

Segundo o dr. Frederico Müller, oncologista do Hospital São Lucas Copacabana, trata-se de um grupo de medicamentos, chamados de imunoterápicos, que ajuda o sistema imunológico do paciente a rastrear e encontrar as células cancerígenas, colocando o próprio corpo para combatê-las.

“A imunoterapia pode agir de três formas diferentes: estimulando o aumento do número de células de defesa, o que eleva a quantidade de ‘soldados’ no combate às células inimigas; reduzindo o ‘freio’ do sistema imunológico, de modo que a intensidade da resposta imunológica seja estimulada; e modificando as células de defesa do organismo.”

Hoje a principal forma de ação da técnica é inibir as moléculas especializadas que freiam o sistema imunológico. Essas moléculas são defesas do corpo, importantes para evitar doenças autoimunes. Porém, as células tumorais usam essa defesa natural do corpo para se “esconderem” do sistema imune. Portanto, o tratamento faz um reconhecimento das células malignas, detectando o câncer como uma ameaça e promovendo o controle e a eliminação da doença.

Porém, é nesse ponto que está o grande desafio da imunoterapia: proporcionar uma boa resposta contra o câncer e reduzir ao máximo o risco de efeitos colaterais associados ao tratamento, como o desenvolvimento das doenças autoimunes.

“A técnica vem mostrando grandes resultados no combate a diversos tipos de câncer, como de pulmão, bexiga, cabeça e pescoço e linfoma de Hodgkin. Porém, não são todos os pacientes que podem fazer uso dessa técnica, e cabe ao especialista analisar cada quadro para determinar a melhor forma de combater a doença.”

Escrito por
ESL

Equipe São Lucas

Equipe São Lucas | Equipe São Lucas

Artigos Relacionados

Saúde

4 min

Luxação: o que é, sintomas e o que fazer

O primeiro passo no tratamento da condição é ir para uma emergência ortopédica para reduzir a articulação
Ressonância magnética: como é feito o exame e para que serve?

Saúde

3 min

Ressonância magnética: como é feito o exame e para que serve?

Procedimento permite análise detalhada de estruturas corporais pela radiofrequência
Entenda o que é endoscopia digestiva alta

Saúde

3 min

Entenda o que é endoscopia digestiva alta

Exame é capaz de detectar doenças que afetam o sistema digestivo
Síndrome de burnout: quais sintomas e tratamentos?

Saúde

3 min

Síndrome de burnout: quais sintomas e tratamentos?

Estafa mental e física é causada por excesso de trabalho e pode ser confundida com estresse ou depressão.
Ver mais artigos
Escrito por
ESL

Equipe São Lucas

Equipe São Lucas | Equipe São Lucas