Logo

Cardiologia

3 minutos de leitura

O papel de exames como ultrassom e ecocardiografia na saúde

Análises de medicina diagnóstica são fundamentais na prevenção de doenças
RV
Dr. Romulo Varella - Radiologista - MédicoAtualizado em 17/01/2024
O papel de exames como ultrassom e ecocardiografia na saúde

Os exames de ultrassom e ecocardiografia desempenham importante função não somente na cardiologia, como em outras áreas da medicina. Eles são indicados para estudar lesões e inflamações em algumas partes do corpo: tireoide, mama, articulações, abdome e pelve.

Já o estudo com doppler permite avaliar os vasos sanguíneos e fazer uma análise da função do coração. Por meio dele, é possível rastrear câncer em regiões como tireoide, mama, útero e ovários, tumores que, quando diagnosticados precocemente, têm uma grande chance de cura.

Casos em que o ecocardiograma pode ser indicado

Para pessoas que querem começar a praticar esportes com alta exigência de esforço, como natação, ciclismo, atletismo e corrida.

Na avaliação de pacientes diabéticos, hipertensos, fumantes e/ou obesos ou pessoas que apresentem falta de ar, cansaço, desconforto no tórax, pernas inchadas ou sintomas de possível origem cardíaca.

Na suspeita de sopro cardíaco em adultos ou crianças.

Quando o paciente tem familiares de primeiro grau com doença cardíaca que possa estar ligada à hereditariedade.

Em um check-up de rotina, mesmo quando o paciente não se enquadra em nenhuma das situações citadas, porque a prevenção é o melhor aliado da saúde e da qualidade de vida.

Como são realizadas a ultrassonografia e a ecografia?

Segundo o dr. Romulo Varella, coordenador da Unidade de Medicina Diagnóstica por Imagem​ do HSL, os aparelhos de ultrassonografia utilizam ondas sonoras para obter imagens diagnósticas em tempo real de todo o corpo humano. O exame – também conhecido como ultrassom e ecografia – não utiliza radiação nem oferece nenhum risco à saúde humana, podendo, inclusive, ser utilizado em crianças e gestantes.

Já a ecocardiografia é o estudo, por ultrassom, dedicado ao coração, sendo realizado por um cardiologista especializado nesse método diagnóstico.

Nesses exames, as imagens são adquiridas quando o médico encosta o aparelho na região a ser estudada. Para não distorcê-las, é necessário aplicar na pele um gel à base de água que não causa nenhuma reação no corpo. O aparelho emite ondas ultrassônicas – que não podem ser ouvidas nem sentidas –, e o corpo reflete essas ondas para a formação da imagem diagnóstica do órgão analisado. O exame dura, normalmente, entre 15 e 30 minutos.

Unidade de Medicina Diagnóstica por Imagem do Hospital São Lucas Copacabana

A Unidade de Medicina Diagnóstica por Imagem realiza exames com acompanhamento médico e conta com equipe multiprofissional 24 horas por dia, bem como infraestrutura moderna e equipamentos de última geração como:

  • sistema de ultrassom Affiniti 70, com alta tecnologia;

  • transdutores com tecnologia PureWave, usados em todas as aplicações clínicas, que viabilizam alta precisão diagnóstica mesmo em pacientes com dificuldades técnicas;

  • elastografia ElastPQ - esse aparelho verifica a rigidez dos tecidos, ampliando as possibilidades diagnósticas, como de fibrose hepática e diferenciação de nódulos benignos e malignos em diversos órgãos, principalmente na tireoide e nas mamas;

  • protocolos otimizados para utilização de contraste com microbolhas, essenciais na avaliação da microvascularização de órgãos, na comunicação entre as cavidades cardíacas e no diagnóstico diferencial de lesões nodulares como as do fígado;

  • pacote de aplicativos de quantificação Q-Apps, que propicia maior precisão nos exames cardiovasculares e no doppler;

  • software de fusão de ultrassonografia com outros métodos, como tomografia e ressonância, o que amplia ainda mais as possibilidades diagnósticas.

A unidade dispõe de atendimento rápido, seguro e eficiente. E atende pacientes externos agendados, vindos da emergência e internados com toda a segurança, por meio de fluxos especiais de atendimento e protocolos de higienização, para garantir sua proteção. ​​Para saber mais sobre o serviço ou agendar horário, ligue para a Central de Atendimento: 2545-4000.

Agendar Consulta

Escrito por
RV

Dr. Romulo Varella

Radiologista | Médico

Artigos Relacionados

Exame MAPA (24 horas): para que serve e como funciona

Cardiologia

3 min

Exame MAPA (24 horas): para que serve e como funciona

Aparelho monitora a pressão arterial mesmo durante o sono. Saiba quais são os cuidados durante o exame
Riscos de infarto são agravados durante o inverno

Cardiologia

2 min

Riscos de infarto são agravados durante o inverno

Ameaça de infarto e AVE aumenta 7% a cada queda de 10ºC, especialmente em temperaturas inferiores a 14ºC
Miocardite: saiba o que é, quais são os sintomas e como é feito o diagnóstico

Cardiologia

4 min

Miocardite: saiba o que é, quais são os sintomas e como é feito o diagnóstico

Em alguns casos mais graves, a doença pode evoluir para insuficiência cardíaca
Fibrilação ventricular: causas, sintomas e diagnóstico

Cardiologia

3 min

Fibrilação ventricular: causas, sintomas e diagnóstico

A fibrilação ventricular é um tipo de arritmia cardíaca que requer atendimento imediato
Ver mais artigos
Escrito por
RV

Dr. Romulo Varella

Radiologista | Médico