Logon
Blog

O poder das amizades para a saúde

Estudos apontam que pessoas rodeadas por amigos vivem melhor

​Segundo um ditado famoso, os amigos são a família que escolhemos. Presentes em cada momento da vida, seja como companhia para diversão, seja como um abraço apertado em momentos difíceis, os amigos são pessoas especiais e fundamentais. É o que também dizem os cientistas: de acordo com alguns estudos, as amizades podem trazer diversos impactos positivos à saúde.

O dr. Christian Roderjan, coordenador médico das UTIs Clínicas do Hospital São Lucas Copacabana, explica quais são os efeitos da amizade para a saúde: “Dados mostram que pessoas rodeadas de amigos têm menos chances de desenvolver doenças como depressão, problemas cardíacos e Alzheimer, já que a solidão deixa o organismo mais vulnerável. Inclusive, uma pessoa muito sozinha tem prejuízos que podem ser comparados com o tabagismo ou o alcoolismo”, comenta.

Trata-se de uma cadeia de acontecimentos positivos, já que evitar problemas como depressão, baixa autoestima e ansiedade faz com que as pessoas se sintam mais ativas e menos sedentárias. Segundo o médico, estudos também constatam que os relacionamentos mais duradouros são fortemente baseados nos princípios da amizade.

Portanto, neste Dia do Amigo, estar perto das pessoas amadas não é apenas um enorme prazer, como também uma excelente forma de zelar pela saúde física e mental de todos.



Veja mais