Logo

Saúde

4 minutos de leitura

Os 10 melhores lugares do Rio de Janeiro para fazer atividade ao ar livre

AR
Dr. Alexandre Rouge - Cardiologista - MédicoAtualizado em 12/01/2024

Nem todo mundo gosta do ambiente fechado e movimentado de uma academia para praticar exercícios físicos. A boa notícia é que a cidade do Rio de Janeiro é rica em espaços abertos gratuitos com belezas naturais, tranquilidade e estrutura para fazer atividade ao ar livre – o que pode ser o estímulo que faltava para engatar de vez os cuidados com a saúde. A seguir, confira uma lista com os 10 melhores lugares do Rio de Janeiro para praticar exercícios ao ar livre e dicas de como aproveitá-los.

Praia de Copacabana Claro que essa lista precisava começar com a queridinha dos cariocas (e de pessoas do mundo todo): a Praia de Copacabana. Com suas águas azuis e areia clara, ela é um ícone do Rio de Janeiro e atrai desde banhistas de final de semana até quem quer cuidar da saúde, que encontram no local um ótimo espaço aberto para praticar esportes e fazer aulas de ginástica, musculação e treinamento funcional. A orla que beira a praia também é ideal para andar de bicicleta ou fazer aquela caminhada pela manhã ou no final da tarde.

Cidade das Artes (Barra da Tijuca) Uma das melhores opções de espaço aberto na zona oeste do Rio de Janeiro é a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Além de ser um local dedicado às artes, também chama a atenção de quem gosta de treinar ao ar livre. Em dias e horários específicos, também é possível praticar capoeira e fazer aulas de dança de salão ou zumba. Academias também costumam promover aulões no local.

Parque das Figueiras (Lagoa)

Inaugurado em 2016, o Parque das Figueiras dispõe tanto de uma área verde, com 80 mudas de plantas em crescimento e campos abertos, quanto uma parte urbanizada, com bicicletário e aparelhos para a prática de exercícios ao ar livre. Um dos diferenciais do local é a Academia da Terceira Idade, com atividades desenvolvidas especialmente para promover a saúde e o bem-estar dos idosos.

Parque Madureira O Parque Madureira, que fica em Madureira, zona norte da cidade, é um dos melhores pontos ao ar livre para a prática de esportes. Além de contar com quadras de basquete e de vôlei, o futebol também está garantido com um campo de grama sintética. Quem gosta de pedalar também encontra uma ciclovia extensa para a prática de ciclismo e corrida. Hoje, o Parque de Madureira é considerado o terceiro maior do Rio de Janeiro e sedia eventos de expressão internacional, como campeonatos mundiais de skate.

Arpoador

Além do visual privilegiado e do clima aconchegante, a Praia do Arpoador, em Ipanema, deixa qualquer um confortável para cuidar da saúde. Aproveite o espaço para participar das aulas de ginástica em grupo ou fazer exercícios funcionais na areia. Já o surfe é a atividade mais indicada para quem é apaixonado pelo mar. Caso escolha visitá-la no fim de tarde, não se esqueça de relaxar e conferir o visual do pôr do sol mais bonito da cidade.

Quinta da Boa Vista

Exuberante em seus mais de 150 m², a Quinta da Boa Vista é o lugar ideal para quem quer fazer programas ao ar livre e aproveitar a beleza natural do lugar ao mesmo tempo. Com muitas árvores, campos verdes e lagos, o parque, localizado em São Cristóvão, zona norte do Rio de Janeiro, é uma ótima opção para quem gosta de correr, caminhar, fazer ginástica, ioga e outras atividades em ambiente tranquilo. Quem tiver filhos também pode aproveitar o passeio para fazer um roteiro infantil e levar os pequenos ao circo e ao zoológico da cidade.

Aterro do Flamengo

Aulas de ginástica em grupo, caminhadas e eventos estaduais de corrida são comuns no Aterro do Flamengo. Localizado na zona sul do Rio de Janeiro, o espaço, com mais de 1.200.000 m², também atrai esportistas de todas as idades com seus diversos campos de futebol. Os amantes do ciclismo reservam a madrugada para se exercitar no Aterro do Flamengo e, de quebra, ver de perto o nascer do sol.

Parque Manuel Bandeira (Ilha do Governador) Também conhecido como Aterro de Cocotá, o Parque Manuel Bandeira, na Ilha do Governador, é outra boa opção de espaço aberto na zona norte da cidade para fazer exercícios ao ar livre. Além de uma quadra poliesportiva e uma área para treinos funcionais, que também pode ser usada para aulas de ginástica e dança, o parque também oferece aparelhos para uso da terceira idade, uma pista de skate e uma ciclovia.

Maracanã Além de ser uma referência para os apaixonados pelo futebol no mundo inteiro, o Maracanã, na zona norte do Rio de Janeiro, também é uma boa pedida para quem gosta de correr, caminhar ou andar de bicicleta. Em dias específicos também são promovidas aulas em conjunto em circuitos funcionais para o público.

Praia Vermelha

Com pouco mais de 200 metros de extensão, a Praia Vermelha tem águas calmas, indicadas para quem gosta de nadar. Na orla, os interessados podem aproveitar a beleza local para fazer ginástica, exercícios funcionais, praticar esportes em grupo na areia e atividades mais calmas, como a ioga. Quem gosta de caminhar pode aproveitar a orla ou a Pista Cláudio Coutinho, bem próximo da praia.

Está pensando em iniciar a prática de exercícios e não sabe por onde começar? Confira as dicas do cardiologista dr. Alexandre Rouge para quem pratica esportes eventualmente: https://bit.ly/2qBddmz

Agendar consulta

Escrito por
AR

Dr. Alexandre Rouge

Cardiologista | Médico

Artigos Relacionados

Saúde

4 min

Luxação: o que é, sintomas e o que fazer

O primeiro passo no tratamento da condição é ir para uma emergência ortopédica para reduzir a articulação
Ressonância magnética: como é feito o exame e para que serve?

Saúde

3 min

Ressonância magnética: como é feito o exame e para que serve?

Procedimento permite análise detalhada de estruturas corporais pela radiofrequência
Entenda o que é endoscopia digestiva alta

Saúde

3 min

Entenda o que é endoscopia digestiva alta

Exame é capaz de detectar doenças que afetam o sistema digestivo
Síndrome de burnout: quais sintomas e tratamentos?

Saúde

3 min

Síndrome de burnout: quais sintomas e tratamentos?

Estafa mental e física é causada por excesso de trabalho e pode ser confundida com estresse ou depressão.
Ver mais artigos
Escrito por
AR

Dr. Alexandre Rouge

Cardiologista | Médico