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Planeje seu dia para cuidar da saúde

Definir prioridades e adotar mudanças simples fortalece o corpo e a mente

​O ano de 2019 já passou da metade e algumas daquelas metas projetadas em plena festa de ano-novo ainda não saíram do papel? Começar a planejar os dias beneficia a vida de maneira geral e pode ser útil na hora de cuidar da saúde.

Segundo o dr. Marcos Knibel, coordenador do Centro de Ensino e Treinamento do Hospital São Lucas Copacabana, existem formas de preservação da saúde que podem ser adotadas ainda na juventude e trarão benefícios por toda a vida, como praticar atividades que não sejam boas apenas para o corpo, mas também para a mente.

“Organizar o dia de forma que ele seja produtivo e não canse o corpo e a mente é a chave para uma vida com qualidade. Quando falamos de saúde, as mudanças são simples e surtem um grande efeito”, afirma o dr. Knibel. Veja como o planejamento ajuda a cuidar da saúde:

Não se esqueça de beber água

A hidratação é muito importante para manter o organismo funcionando de forma eficiente. É indicado beber em torno de 2 litros d’água por dia, mas muita gente se esquece e acaba bebendo muito pouco.

Reserve um tempo para se exercitar

Cuidar do corpo é a melhor maneira de fortalecê-lo, prevenindo o sedentarismo e a obesidade. Para isso, o dr. Knibel indica que todos busquem uma atividade que traga felicidade e trabalhe os músculos, como fazer musculação, praticar um esporte, correr, pedalar ou caminhar.

“Dar atenção à mente é tão importante quanto cuidar do corpo, já que previne o envelhecimento precoce dos neurônios. Praticar ioga ou meditação, ler livros e fazer palavras cruzadas, por exemplo, também traz muitos benefícios para a saúde mental”, explica o médico.

Planeje seu dia no trabalho para evitar estresse

Elencar as atividades que são prioridade e as que podem ser feitas no dia seguinte é uma boa forma de evitar um dia estressante no trabalho. O estresse em excesso pode impactar negativamente na saúde do coração, então, evitá-lo o máximo possível previne o aparecimento de doenças cardiovasculares e obesidade, já que muitas pessoas, quando estressadas, tendem a comer mais. Outro conselho é não realizar diversas tarefas ao mesmo tempo e não se desesperar quando uma tarefa precisar ser passada para o dia seguinte.

Cultive as amizades

Estar em contato com os amigos e a família, assim como conhecer pessoas novas, traz muitos benefícios para a saúde tanto no dia a dia quanto a longo prazo, como prevenir doenças como depressão, Alzheimer e doenças cardíacas – saiba mais sobre o assunto nesta matéria.​


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