Logon
Blog

Proteja-se contra a hepatite A no verão

Casos da doença aumentam durante os dias mais quentes

Muitas pessoas esperam a chegada dos dias mais quentes do ano para viajar para o litoral e se divertir na praia ou em regiões de cachoeira. Porém, é exatamente nesse ambiente que o vírus da hepatite A pode se proliferar com mais facilidade; beber um simples suco ou drink pode ser o suficiente para a contaminação, caso o vírus esteja presente na água. Para garantir um verão divertido e seguro, saiba como se proteger da hepatite A.

A transmissão do vírus da doença acontece de forma oral ou fecal, o que pode acontecer tanto pelo contato entre duas ou mais pessoas quanto com o consumo de bebidas ou alimentos contaminados. Segundo o dr. Henrique Sérgio Coelho, hepatologista do Hospital São Lucas Copacabana, os vegetais crus, as verduras e os frutos do mar mal lavados também são vetores comuns da doença, exigindo um cuidado maior na escolha do local em que serão consumidos.

“É indicado evitar ao máximo a ingestão de produtos comercializados por ambulantes ou quiosques de aparência duvidosa, já que não é possível atestar que a água utilizada tenha sido filtrada. Esse cuidado é essencial para diminuir as chances de infecção pelo vírus”, explica o médico. Outra dica para proteger a saúde é evitar praias poluídas e lavar as mãos com água filtrada de forma constante durante o dia, principalmente durante passeios.

Os sintomas mais comuns da hepatite A em estágio inicial são comuns à outras doenças, o que dificulta o diagnóstico precoce. Então, é importante que o paciente esteja atento para qualquer dor no corpo, mal-estar ou desânimo prolongado – quando avança, a doença também deixa a urina mais escura e a pele e os olhos do paciente amarelados. Em casos mais complexos, o paciente pode desenvolver a hepatite fulminante, que compromete o fígado de forma séria e precisa de acompanhamento médico.

“A grande maioria dos casos de hepatite A não evoluem para a sua forma mais perigosa e, para tratar a doença, basta que o paciente fique em repouso e preste bastante atenção na hidratação”, afirma o dr. Henrique Sérgio. Para a prevenção, todas as pessoas devem tomar a vacina contra a hepatite A, ministrada em duas doses que devem ser tomadas com seis meses de intervalo entre elas.


Veja mais