Logon
Blog

Quando devo procurar o endocrinologista

A especialidade médica que cuida de problemas hormonais e do metabolismo

​Quando as pessoas pensam em começar um tratamento para obesidade, procuram o endocrinologista, o que está perfeitamente correto. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a proporção de obesos com 20 anos ou mais no Brasil aumentou de 12,2% para 26,8% entre 2003 e 2019. Sendo assim, este é um problema que precisa ser cuidado por um especialista, que também pode tratar de outras patologias, como diabetes e distúrbios da tireoide, e ainda ajudar o paciente a ter muito mais qualidade de vida.

Qual a função do endocrinologista?

Ele é especializado em diagnosticar, avaliar e tratar doenças relacionadas com as glândulas do organismo. Por isso, pessoas de todas as idades podem procurá-lo, inclusive os pais devem levar os filhos para tratamento de controle de peso, dificuldades no crescimento ou desnutrição.

O endocrinologista trata quais doenças?

O endócrino cuida de uma variedade de patologias, como obesidade, hipotireoidismo, síndrome dos ovários policísticos, distúrbios menstruais e da fertilidade. Assim como distúrbios do crescimento e da puberdade, colesterol alto, osteoporose, menopausa e alterações nos níveis de testosterona, entre outras patologias. Enfim, por ser uma intrincada e sofisticada rede de hormônios que estabiliza nosso metabolismo, quando não está regularizada, gera uma infinidade de doenças. Destacamos quatro enfermidades metabólicas para explicar com mais detalhes.

Obesidade

Antes de tudo, é importante ressaltar: a obesidade é uma doença. Portanto, quando o excesso de peso ultrapassa determinado limite, o paciente fica doente. Os principais estudos usam o índice de massa corporal (IMC) como o melhor parâmetro. Ele é um cálculo matemático simples que usa apenas duas variáveis: peso e altura. Não é uma conta perfeita, de acordo com o Dr. Lúcio Vieira, pois deve ser complementada com outros achados no exame físico. Mas quanto maior o nível do índice, maior a mortalidade.

​Diabetes

Os diabetes são vários tipos de doença que têm um fator em comum: a glicose alta no sangue. Existem o tipo 1, o tipo 2, o gestacional e um grande grupo “de outros tipos", de acordo com a Associação Americana de Diabetes. O mais comum é o tipo 2, que apresenta uma série de alterações do organismo que causam resistência à ação da insulina, diminuição na captação de glicose pelas células, inflamação e disfunções em diversos órgãos. Um quadro inicial pode ser chamado de pré-diabetes, que aumenta em até cinco vezes a chance de desenvolver o diabetes propriamente dito.

Doenças da tireoide

Quando a glândula produz hormônios em excesso ela causa o hipertireoidismo; quando produz pouco, causa o hipotireoidismo. Os quadros podem ser agudos ou crônicos e são plenamente tratados hoje em dia, com medicação, reposição hormonal, radioiodoterapia ou cirurgia.

Distúrbios do colesterol

Acontece em razão do aumento do colesterol ruim (LDL) e dos triglicerídeos e da diminuição do colesterol bom (HDL). O distúrbio é fator de risco para o desenvolvimento de doenças do coração e do cérebro e o surgimento de placas de gordura nas artérias. Por isso, é fundamental a manutenção das taxas de colesterol dentro de padrões aceitáveis para o bom funcionamento do organismo.

Quando devo procurar o endocrinologista?

Nosso organismo pode dar sinais de que algo está em desequilíbrio. Como há uma grande variedade de sintomas, a melhor maneira de descobrir suas causas é em uma consulta com o endocrinologista.

Check-ups são importantes e devem ser realizados com regularidade a partir de 40 anos ou em qualquer idade se houver algum destes indícios: sobrepeso; obesidade; histórico familiar de diabetes ou síndrome de ovários policísticos, bem como o uso de determinadas medicações como corticoides, diuréticos ou antipsicóticos. Por meio de exames, será possível realizar diagnósticos precisos e iniciar o tratamento de forma individualizada.

Centro de Especialidades do Hospital São Lucas Copacabana

No Hospital São Lucas Copacabana, temos um centro inovador no tratamento cirúrgico do diabetes. Essa abordagem terapêutica proporciona um altíssimo grau de remissão da doença e reduz consideravelmente suas complicações crônicas. Além disso, possuímos uma equipe qualificada e interdisciplinar e quase todos os exames podem ser feitos no último andar do Shopping da Gávea, o que facilita muito a vida do paciente.

De acordo com o dr. Lúcio Henrique Vieira, endocrinologista do Centro de Diabetes e Obesidade do Centro Médico do HSL, o tratamento do diabetes avançou muito nos últimos 10 anos. Muitas medicações foram lançadas – tanto orais quanto injetáveis – que protegem o coração, o cérebro e os rins. Viver mais e com menos complicações é nosso objetivo.

“Nosso foco são prevenção de doenças e promoção de saúde e bem-estar. Medicina integral para a manutenção da qualidade de vida", ressalta o médico.

A endocrinologia é uma das especialidades de referência do Centro de Especialidades do Hospital São Lucas Copacabana, que dispõe de tecnologia e equipe altamente gabaritada. Para informações, entre em contato pelo telefone: (21) 2545-4000 (opção 1) ​


Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade.