Logon
Blog

Quem é você no verão

Veja as dicas para aproveitar a estação mais quente do ano com saúde

Como você costuma curtir o verão e as altas temperaturas? É do tipo que não sai da praia ou prefere usar o tempo para se exercitar ao ar livre? Aproveita o calorão para fazer uma viagem – e até fugir dele – e explorar pontos turísticos? Seja qual for seu perfil, o importante é cuidar da saúde. Preparamos algumas dicas com os principais cuidados para cada perfil. Afinal, quem é você no verão?

Praieiro

Seja para quem ama passar horas se bronzeando nas areias, surfando, jogando a famosa altinha ou até brincando com os filhos na praia, o essencial é a proteção solar. De acordo com a dra. Teresa Navarro, coordenadora da Emergência do Hospital São Lucas Copacabana, é necessário:

– passar filtro solar a cada duas horas ou toda vez que sair do mar;

– evitar o sol entre 11h e 16h, quando a radiação é mais intensa;

– beber bastante água ou sucos naturais;

– cuidar da pele no pós-sol, usando hidratantes;

– investir em um produto especial para o rosto, tanto um protetor solar quanto um hidratante.

Atleta de verão

Há quem goste de aproveitar os dias de sol para fazer atividades físicas ao ar livre, mas as altas temperaturas exigem alguns cuidados para não prejudicar a saúde durante os exercícios. A dra. Teresa alerta que atividades intensas sob forte calor podem provocar desmaio, dor de cabeça e alteração da pressão arterial. As dicas são:

– beber cerca de 200 ml de água 40 minutos antes da atividade física e mais 200 ml a cada 20, 30 e 60 minutos de prática;

– utilizar roupas leves e de cores claras;

– priorizar o início e o final do dia para se exercitar, quando as temperaturas estão mais amenas;

– alimentar-se bem e ao longo do dia, evitando jejum prolongado;

– descansar bem;

– consumir alimentos que contêm cafeína e taurina, como os energéticos, pode melhorar a disposição, mas deve-se ter cuidado com o aumento ainda maior da frequência cardíaca.

Se você quer aproveitar o verão para iniciar uma atividade física, veja as dicas para começar hoje mesmo: https://bit.ly/2qBddmz

Turista

Se você acha incrível viajar no verão, estas dicas são perfeitas para você. Quem vai enfrentar os dias quentes passeando e visitando pontos turísticos deve apostar em:

– acessórios como óculos, boné, chapéu e até roupa de proteção UV;

– tecidos leves e claros;

– calçados confortáveis, de preferência que não sejam de plástico para não provocar bolhas nos pés;

– na hora das refeições, os alimentos mais indicados são aqueles de fácil digestão, sem muita gordura ou condimentos, de preferência frutas, verduras e legumes, que são ricos em vitaminas, sais minerais e água, principais substâncias perdidas pela transpiração;

– vale levar uma garrafinha de água para hidratação constante.


Veja mais