Logon
Blog

Saiba como a bebida alcoólica age no corpo

Efeitos do álcool no organismo vão mudando com o passar do tempo

“Entre os efeitos imediatos que o álcool provoca no organismo estão os mais famosos, como a dor de cabeça, a ânsia de vômito, a fala arrastada e o excesso de sonolência. Alteração na coordenação motora, principalmente na capacidade de andar, também é muito frequente, assim como o famoso ‘apagão’, em que a pessoa se esquece do que viveu durante as últimas horas”, afirma o especialista.

Entrar nesse estágio é perigoso, já que altera a capacidade de discernimento. Prova disso é a realidade cruel dos acidentes automobilísticos, em que a maioria deles é causada por motoristas sob o efeito do álcool. Veja no infográfico a seguir as mudanças que acontecem no corpo de acordo com a quantidade de álcool no sangue.

O consumo constante de bebidas alcoólicas prejudica gradualmente a saúde, deixando o paciente mais propício ao desenvolvimento de doenças hepáticas e cardiovasculares, como arritmia cardíaca (alteração do ritmo de batimentos do coração), hipertensão e aterosclerose (estreitamento das artérias por causa do acúmulo de gordura, colesterol e outros componentes nas paredes arteriais).

“Beber uma cerveja, um uísque ou alguns drinques em ocasiões especiais ou em pequenas quantidades não oferece risco à saúde, mas essa situação muda quando há o excesso. Por isso é sempre importante se atentar à quantidade ingerida, para que esse momento, que deve ser de diversão entre amigos e família, não se torne uma ameaça”, afirma o dr. Sílvio.

Uma dica válida para adotar durante o consumo de bebida alcoólica é alternar sua ingestão com água e outros líquidos e alimentos sólidos. E nunca se esqueça: se beber não dirija!



Veja mais