Logo

Transplante

2 minutos de leitura

Saiba como funciona o transplante intervivos

Modalidade diminui a quantidade de pacientes na fila de espera por um órgão
EF
Dr. Eduardo Fernandes - Hepatologista - MédicoAtualizado em 12/01/2024
transplante intervivos

O fígado é o único órgão humano que consegue se reconstruir, podendo refazer até 75% de seu tecido. Essa característica, tão peculiar, permite que ele seja aproveitado nos transplantes intervivos – quando o paciente recebe a doação de uma pessoa viva, e não de um doador falecido.

Segundo o dr. Eduardo Fernandes, especialista em cirurgias hepáticas do Hospital São Lucas Copacabana, o transplante intervivos acontece quando uma parte do fígado saudável de um doador é retirada e implantada no paciente. O fígado vai se regenerar tanto no doador quanto no paciente que o recebe, permitindo que o procedimento seja bem-sucedido em quase 100% dos casos.

“O transplante é indicado para pacientes com doenças hepáticas em fase avançada, quando as formas de tratamento já estão bem limitadas. A cirrose, a insuficiência hepática e o câncer no fígado são doenças que têm indicação para transplante hepático, incluindo a modalidade do transplante intervivos”, explica o médico.

O transplante é um procedimento de alta complexidade que é realizado em poucos centros no país, mas que tem muitas chances de devolver ao paciente sua qualidade de vida e uma sobrevida considerável. É um procedimento seguro que pode durar até 10 horas e que exigirá um período de internação de 10 a 15 dias para o paciente após a realização da cirurgia, para que ele seja acompanhado de perto por especialistas.

“Na volta para casa, o paciente transplantado precisará tomar imunossupressores para garantir a aceitação do novo órgão pelo corpo, além de priorizar uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos para prevenir ao máximo outros tipos de câncer”, afirma o dr. Eduardo.

No caso do doador que participa de um transplante intervivos, será necessário adotar um estilo de vida mais saudável após a cirurgia para preservar o fígado. Segundo o dr. Eduardo, o cuidado é preciso porque o tecido regenerado no fígado tem aspecto fibroso, o que aumenta as chances do doador sofrer de cirrose hepática.

Agendar consulta

Escrito por
EF

Dr. Eduardo Fernandes

Hepatologista | Médico

Artigos Relacionados

Ultrapassamos a marca de 500 transplantes

Transplante

1 min

Ultrapassamos a marca de 500 transplantes

No Hospital São Lucas Copacabana, a esperança ganha vida em mais de 500 transplantes realizados. Assista ao vídeo e se emocione.
Eduardo Fernandes faz palestra sobre cirurgia metabólica e transplante de fígado em Congresso

Transplante

1 min

Eduardo Fernandes faz palestra sobre cirurgia metabólica e transplante de fígado em Congresso

Leucemia tem cura? Conheça os tipos e tratamentos

Transplante

3 min

Leucemia tem cura? Conheça os tipos e tratamentos

O transplante de medula óssea pode ser a única possibilidade de cura para alguns tipos de leucemia
Transplante duplo de pâncreas e rim para cura do diabetes tipo 1

Transplante

2 min

Você sabe como funciona o transplante de pâncreas e rim?

Procedimento pode ser usado como tratamento para o diabetes tipo 1
Ver mais artigos
Escrito por
EF

Dr. Eduardo Fernandes

Hepatologista | Médico