Logon
Blog

Saiba como o efeito sanfona na balanca pode fazer mal ao coração

Ganho e perda de peso constantes aumentam fatores de risco para doenças cardiovasculares

​Quem nunca perdeu alguns quilos e, poucos dias depois, ganhou tudo de volta? O chamado efeito sanfona, ou efeito ioiô, assombra muitas pessoas – principalmente mulheres – por diversos motivos, desde a dificuldade em manter uma dieta até o desbalanceamento hormonal e estético. O problema é que o ganho e a perda constantes de peso não afetam somente o número da balança, mas também o coração.

Segundo o dr. Alexandre Rouge, coordenador da Cardiologia do Hospital São Lucas Copacabana, a oscilação constante de peso desregula o organismo de várias formas. Na fase da perda de gordura, a pressão fica estabilizada, assim como os níveis de colesterol e glicemia; porém, quando o corpo volta a ganhar peso, esses níveis aumentam também.

“Esse processo vai, aos poucos, elevando a pressão e a quantidade de placas de gordura nas paredes das artérias, o que favorece episódios de acidente vascular cerebral (AVC) e infarto agudo do miocárdio”, explica o médico.

Uma pesquisa recente, realizada na Coreia do Sul, sugere que o efeito sanfona também traga outros malefícios para o corpo, como o acúmulo de gordura abdominal e o aumento da glicemia. Segundo o estudo, o vai e vem do peso pode aumentar a resistência à insulina e favorecer o desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Para evitar o efeito sanfona, é indicado que a pessoa repense o seu estilo de vida e faça opções mais saudáveis. Em vez de pular de dieta em dieta, o melhor caminho está na reeducação alimentar – que deve ser orientada e acompanhada por um nutricionista ou nutrólogo. Frutas, legumes, verduras, proteínas magras e bons carboidratos devem ser prioridade, já os alimentos ultraprocessados, com muita gordura e também açúcares, como biscoitos recheados, fast-foods e enlatados, devem ser consumidos com muita moderação.

Segundo o dr. Rouge, os exercícios também devem fazer parte do dia a dia de todas as pessoas, inclusive as que não pensam em emagrecer. Bastam apenas 30 minutos por dia para fortalecer o corpo, seja na musculação, na prática do esporte favorito ou na caminhada pelo quarteirão. O importante é não ficar parado e adquirir um estilo de vida saudável.



Veja mais