Logon
Blog

São Lucas Copacabana conquista premio no VXIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

 XVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica contou com a participação de centenas de médicos de todo país

Realizado em Florianópolis, no início deste mês, estava presente, entre eles Fernando de Barros, coordenador do Serviço de Cirurgia Robótica do São Lucas Copacabana, que viveu um momento especial ao receber o prêmio inédito de Segundo Melhor Trabalho Científico, juntamente com os cirurgiões e alunos dr. Nelson Fiod, dr. Daniel Petter Hage, dra. Talitha Vieira Andrade e dr. Marcelo Manaia, do curso de pós-graduação lato sensu em cirurgia bariátrica, em parceria com a Universidade Estácio de Sá.

O trabalho premiado – que foi o projeto de conclusão do curso de um dos cirurgiões alunos do curso – teve como tema “Complicações e retornos à emergência de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica no hospital São Lucas”, cujo objetivo era identificar a incidência de retornos no período pós-operatório dos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica na unidade.

No total, o São Lucas levou nove trabalhos para o congresso, dentre eles os primeiros resultados do Serviço de Cirurgia Robótica, inaugurado em março, com o sistema mais moderno do país, o modelo Da Vinci Si, que ampliou o acesso à cirurgia minimamente invasiva.

“Todos os trabalhos foram bastante elogiados pelas mesas examinadoras. Os trabalhos de cirurgia bariátrica robótica despertaram bastante interesse da plateia e de colegas experientes no assunto. Dentre os assuntos abordados, mostramos nossos resultados iniciais e dados sobre tempo operatório, custos, altas mais precoces e o retorno do paciente a suas atividades cotidianas. Nós nos sentimos bastante honrados em representar o São Lucas e, no fim, ainda tivemos essa bela surpresa da nossa prata da casa”, explica Fernando de Barros.

​​​


Veja mais