Logon
Blog

Hospital São Lucas Copacabana realiza pancreatectomia com tecnologia robótica

Técnica é realizada em casos de pancreatite e câncer no pâncreas

O Hospital São Lucas Copacabana realizou, pela primeira vez dentro de seu programa de Cirurgia Robótica, uma pancreatectomia corpo-caudal com preservação do baço. Geralmente feita de forma “aberta” usando as técnicas tradicionais da especialidade, esse tipo de cirurgia é feito quando o paciente tem pancreatite e câncer no órgão em estágio avançado.

Com o sucesso do procedimento, que envolveu o corpo clínico do hospital e especialistas de outros estados, a tendência é que outros pacientes procurem o Hospital São Lucas Copacabana para esse tipo de cirurgia. Para o dr. Fernando de Barros, coordenador de Robótica, a técnica só tem a somar para uma melhor experiência tanto do paciente quanto do médico.

“Esse tipo de cirurgia, quando feita através da robótica, permite que o especialista tenha uma melhor visualização da área a ser operada, o que permite uma avaliação intraoperatória do órgão mais eficaz, assim como uma maior precisão na hora de fazer as suturas e hemostasias”, afirma o cirurgião.

​A equipe que participou da realização da pancreatectomia contou com os cirurgiões dr. Rafael Albagli, responsável pela cirurgia; o dr. Fernando de Barros, o professor Carlos Domene, vindo de São Paulo, e o dr. Luís Felipe Miller.


Veja mais