Logo

Saúde

2 minutos de leitura

Seriado Sob Pressão e sua contribuição na educação em saúde

Sua capacidade de conscientizar e educar o telespectador sobre temas relevantes na saúde foi tema do Mercredi Intensif
ESL
Equipe São Lucas - Equipe São Lucas - Equipe São LucasAtualizado em 12/01/2024
Seriado Sob Pressão e sua contribuição na educação em saúde

​Da esquerda para a direita: dr. Marcio Maranhão, dr. Marcos Knibel e dra. Tania Furtado​

Sob pressão, seriado da Rede Globo que retrata os desafios de profissionais de saúde no Brasil, é um sucesso de público e crítica. Sua capacidade de conscientizar e educar o telespectador sobre temas relevantes na saúde foi tema do Mercredi Intensif da última quarta-feira, 4, que recebeu o dr. Márcio Maranhão, cirurgião de tórax e autor do livro Sob pressão, que originou a série.

Para o dr. Márcio, a troca é constante – ao mesmo tempo em que a dramaturgia o influenciou em seu processo de humanização como médico, os atores puderam vivenciar desafios comuns aos profissionais de saúde, principalmente na rede pública. E é na licença poética da criação de uma série de TV que a realidade brasileira é passada para o público. Temas como humanização do cuidado, sucateamento dos hospitais, superlotação das emergências e conflitos éticos, entre muitos outros, são frequentemente abordados.

“Além das dificuldades enfrentadas pelas pessoas que dependem do sistema de saúde público no Brasil, também fazemos questão de mostrar assuntos como transplante, tuberculose, vacinação, obesidade, síndrome de burnout e muitos outros com uma abordagem educativa, para conscientizar o público”, afirmou o dr. Márcio, que exibiu diversas cenas do seriado que mostram histórias reais vividas por ele durante sua atuação em hospitais públicos.

O impacto do programa nos lares brasileiros é significativo: além de ser uma das séries mais vistas do canal, alcançando altos índices de audiência, Sob pressão também influenciou o telespectador a buscar informações sobre temas ligados à saúde. Segundo o dr. Márcio, cerca de 11 mil pessoas acessaram o site da Associação Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos (Adote) depois que um episódio sobre o assunto foi ao ar.

“No fim de cada capítulo, exibimos uma cartela informativa sobre o assunto, com dicas de prevenção e orientação e busca de opinião médica”, explica o dr. Márcio.

Além de ser uma forma de entretenimento, Sob pressão tornou-se uma ferramenta valiosa e de grande alcance para falar sobre saúde. Elenco e produção, inclusive, atuam em conjunto em campanhas para a população, como doação de sangue e prevenção de doenças sérias, como o AVC. No fim da palestra, o dr. Márcio exaltou a importância de eventos como o Mercredi, que trazem temas fora do âmbito técnico para fortalecer a formação dos profissionais de saúde.

“A apresentação deste tema foi extremamente produtiva, já que conseguimos passar aos profissionais de saúde a grande transformação relacionada ao cuidado centrado no paciente com o máximo”, concluiu o dr. Marcos Knibel, coordenador do Centro de Ensino e Treinamento do Hospital São Lucas Copacabana.

Agendar Consulta

Escrito por
ESL

Equipe São Lucas

Equipe São Lucas | Equipe São Lucas

Artigos Relacionados

Saúde

4 min

Luxação: o que é, sintomas e o que fazer

O primeiro passo no tratamento da condição é ir para uma emergência ortopédica para reduzir a articulação
Ressonância magnética: como é feito o exame e para que serve?

Saúde

3 min

Ressonância magnética: como é feito o exame e para que serve?

Procedimento permite análise detalhada de estruturas corporais pela radiofrequência
Entenda o que é endoscopia digestiva alta

Saúde

3 min

Entenda o que é endoscopia digestiva alta

Exame é capaz de detectar doenças que afetam o sistema digestivo
Síndrome de burnout: quais sintomas e tratamentos?

Saúde

3 min

Síndrome de burnout: quais sintomas e tratamentos?

Estafa mental e física é causada por excesso de trabalho e pode ser confundida com estresse ou depressão.
Ver mais artigos
Escrito por
ESL

Equipe São Lucas

Equipe São Lucas | Equipe São Lucas